Panorama
 
 
 
 

ICMBIO LANÇA PLANO PARA CONSERVAR AVIFAUNA DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2012

Aldo Vasconcelos - Brasília (09/04/2012) - Elaborado por meio de uma oficina de planejamento participativo realizada em outubro de 2011, em João Pessoa (PB), o Plano de Ação Nacional (PAN) Aves da Caatinga, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), tem por objetivo atender 14 espécies de avifauna ameaçadas de extinção no bioma que se estende por quase todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais.

O PAN, desenvolvido em parceria com entidades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e universidades da região, constitui um marco na conservação das aves habitantes da Caatinga, que correspondem a 533 espécies – sendo 23 delas endêmicas – mas ainda são timidamente estudadas, apesar de o bioma ser apontado como uma das mais importantes áreas de endemismo da avifauna sul-americana.

De acordo com o coordenador do CEMAVE/ICMBio, João Luiz Nascimento, a matriz de planejamento do PAN traça cinco metas a serem atingidas até 2016. “Esses objetivos incluem a redução da captura e do tráfico do periquito-cara-suja (Pyrrhuragriseipectus), a diminuição das taxas de perdas de formação arbórea e de outras formações da Caatinga nas áreas importantes para a conservação das espécies-alvo, além da promoção da conectividade entre fragmentos remanescentes. Também contempla o cálculo estimativo do tamanho populacional das espécies e a manutenção ou aumento da área de ocupação delas e a redução da pressão de caça sobre a jacucaca (Penelopejacucaca) e o zabelê (Crypturellusnoctivaguszabele)”, explica João Luiz.

“No último dia 30 de março foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria no 106 de 29 de março de 2012, que institui um Grupo Assessor para acompanhar a implementação e realizar a monitoria do PAN”, destaca João Luiz. O grupo é composto por 10 membros – entre representantes do ICMBio, universidades e ONGs – sob a coordenação do biólogo Antonio Eduardo Barbosa, analista ambiental do CEMAVE/ICMBio.

João Luiz ressalta ainda que as outras três espécies de aves ameaçadas na região – o soldadinho-do-Araripe (Antilophiabokermanni), a arara-azul-de-Lear (Anodorhychusleari) e a ararinha-azul (Cyanopsittaspixii) – já são contempladas por Planos de Ação específicos desenvolvidos pelo ICMbio.

+ Mais

ICMBio integra Projeto Genoma Onça-pintada

Brasília (27/042012) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participa do Projeto Genoma Onça-pintada. O projeto, que acaba de iniciar as suas atividades, é uma iniciativa brasileira que visa ao sequenciamento completo do material genético da espécie, incluindo caracterização integrada de diversos tipos de informação molecular.

O trabalho é desenvolvido por um consórcio de instituições lideradas pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Fiocruz-MG e ESALQ/USP, e conta com a parceria do Zoológico Municipal de Sorocaba e Instituto Pró-Carnívoros, além do Cenap.

O projeto vinha sendo planejado desde setembro do ano passado e começa de fato agora, com a coleta das primeiras amostras de material biológico de um exemplar do animal, proveniente do Pantanal Matogrossense, selecionado para sequenciamento. O ICMBio tem importante papel nessa etapa.

O animal, que está mantido no Zoológico de Sorocaba, será o alvo principal do esforço de sequenciamento de DNA em grande escala, seguido dos processos computacionais de montagem genômica e anotação (caracterização) dos diferentes componentes do material genético da espécie, como genes, elementos regulatórios e elementos repetitivos.

Desta forma, o animal atuará como representante da espécie do ponto de vista da caracterização genômica, provendo dados essenciais para compreender a biologia e evolução da onça-pintada, bem como suas diferenças em relação a outras espécies.

Além da sequência genômica completa, o indivíduo também será o foco de estudos sobre o transcriptoma da onça-pintada, ou seja, a análise de quais genes estão sendo expressos (ativados) em diferentes tecidos em um determinado momento.

Essa análise permite validar e qualificar os dados genômicos, além de viabilizar inferências sobre o funcionamento dos genes no animal vivo. As análises realizadas a partir desse indivíduo serão complementadas por investigações genômicas comparativas de outras onças-pintadas, provenientes de diferentes biomas. Essas análises serão relevantes para caracterizar a variabilidade genômica presente na espécie, e identificar as bases genéticas de características físicas que podem influenciar sua adaptação a diferentes ambientes.

As informações serão importantes para compreender a história evolutiva da onça-pintada e contribuir para um delineamento mais preciso e abrangente de estratégias para a sua conservação na natureza.

Além disso, os dados genômicos gerados a partir do projeto poderão ter aplicação forense, provendo uma base de marcadores moleculares que auxiliará na análise de estrutura populacional da espécie e identificação da procedência geográfica de animais de interesse, por exemplo, apreendidos.

De forma mais ampla, o projeto tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da área de genômica no Brasil, induzindo e facilitando a capacitação de recursos humanos especializados e catalisando a integração entre laboratórios e grupos de pesquisa com focos complementares.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.