Panorama
 
 
 
 

IZABELLA TEIXEIRA DISCUTE RIO+20 COM REPRESENTANTE DA ONU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2012

16/04/2012 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasileira - Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, reuniram-se hoje (16) em um debate sobre governança ambiental no âmbito da Conferência das Nações Unidas (ONU) Rio+20, que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Para a ministra, o principal objetivo do encontro foi discutir formas de fortalecer o Pnuma. “O governo brasileiro vem promovendo alguns diálogos sobre os grandes temas da Rio+20. Convidamos o senhor Steiner para falar sobre governança ambiental e desenvolvimento sustentável e temos a expectativa de que isso possa gerar insumos sobre debate a respeito do desafio da governança ambiental no Brasil”.

Para Achim Steiner, a Rio+20 deve fugir dos debates teóricos e buscar metas concretas se não quiser fracassar em seu objetivo. “Não precisamos de uma conferência para apenas reafirmar o que foi acordado na [Conferência das Nações Unidas] Rio 92. Isso representaria um fracasso para a geração de 1992 e para as gerações futuras. Continuamos a falar de desenvolvimento sustentável e das mudanças que devemos fazer como se fossem para o futuro e isso tem custado muito ao planeta. O futuro já chegou”, declarou o funcionário da ONU.

Entretanto, apesar de todo o ceticismo de especialistas a respeito da capacidade da Rio+20 de provocar mudanças, o evento é uma “oportunidade extraordinária para a história do multilateralismo e para o desenvolvimento sustentável”.

Steiner aposta na diplomacia e na influência mundial do Brasil para ajudar os demais países a adotar metas mais ambiciosas, que nem sempre são fáceis de ser acordadas em um momento de crise econômica. “Trata-se de um momento difícil para uma conferência sobre desenvolvimento sustentável. Mas acredito que o Brasil irá inspirar e motivar os demais [países] na construção de uma agenda que realmente traduza o futuro que queremos”.

Izabella Teixeira informou que outras reuniões prévias da Rio+20 vão ocorrer em maio. “Já realizamos um encontro para falar sobre economia verde e estamos tentando organizar um encontro para falar sobre os objetivos dos desenvolvimento sustentável com a vice-ministra de Meio Ambiente da Colômbia, que está conduzindo essa proposta, e outro sobre mídia e Rio+20”.

+ Mais

Rio+20: mulheres se mobilizam no Rio para levar propostas à Cúpula dos Povos

28/04/2012 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – As mulheres estão levantando propostas que serão apresentadas na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho. Segundo Graciela Rodrigues, do Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos, a ideia é formar um “território global das mulheres” durante o evento, onde serão discutidas as principais questões femininas.

O Encontro Estadual de Mulheres Rumo à Rio+20, que ocorre hoje (28) na Escola Municipal Calouste Goulbekian, na zona norte da cidade, discute temas como o uso racional da água, a acessibilidade aos locais de trabalho, horários adequados de descanso e também as opções de lazer. “O problema da falta de mobilidade urbana e de condições adequadas de trabalho nos leva a fazer parte desse importante debate”, destacou Graciela.

Segundo ela, o objetivo é levantar os problemas que atingem as mulheres em decorrência de crises ambientais, de forma que elas possam se inserir em um movimento global por uma vida melhor e mais saudável.

Na avaliação de Graciela, as mulheres precisam atuar unidas na Cúpula dos Povos. “Basicamente, nossas principais posições já estão definidas. Falta fechar um consenso em torno dos principais pontos e é exatamente o que estamos buscando aqui [Encontro Estadual de Mulheres Rumo à Rio+20]. O fechamento das propostas e de como elas serão encaminhadas é o que nos motiva à realização de reuniões como esta.”

As mulheres também estão se preparando, junto com outros movimentos sociais, para os momentos de convergência da cúpula e para as mobilizações públicas. “Uma delas será no dia 18 de junho, quando faremos uma caminhada do Aterro do Flamengo até o centro da cidade. É um dia para nós, mulheres, mostrarmos a cara e apontarmos as críticas ao modelo de capitalização e dos bens de consumo que vêm sendo adotados em todo o mundo.”

Segundo Graciela, as mulheres também vão participar de uma mobilização global e de uma marcha prevista para acontecer no dia 20 de junho, quando estarão presentes os chefes de Governo e de Estado que virão para a Rio+20.
+ Mais

Rio+20 terá apoio da Finep

30/04/2012 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep) vai patrocinar com R$ 3 milhões a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho próximo, no Rio de Janeiro.

Acordo com esse objetivo deverá ser assinado no dia 7 deste mês pelo presidente da Finep, Glauco Arbix, e o secretário executivo do Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO), Laudemar Aguiar.

O patrocínio da Finep se somará ao de outras empresas, com a finalidade de ajudar o Comitê Nacional de Organização a criar a infraestrutura necessária à realização do evento.

“Empresas públicas e privadas, além do governo federal, estão apoiando o evento, por meio de uma contribuição financeira, que viabilizará ações destinadas a hospedar140 delegações e Chefes de Estado que participarão da conferência”, disse à Agência Brasil a chefe da Coordenação de Cooperação Internacional da Finep, Alice Abreu. Destacou que 50 mil delegados estão sendo esperados para a Rio+20.

Em contrapartida, a Finep receberá espaços em dois armazéns situados no Píer Mauá, para organização de eventos paralelos à conferência oficial. “Além de ser parceira do CNO na Rio+20, a Finep está organizando no Píer Mauá uma exposição, cujo foco é a inovação para o desenvolvimento sustentável. A Finep está selecionando uma série de empresas que tenham importantes produtos, processos, experiências em inovação para o desenvolvimento sustentável”, relatou Alice.

A exposição Inovação para o Desenvolvimento Sustentável será montada no Armazém 3 do píer. Alice enfatizou a importância para o governo federal de mostrar ao mundo que, a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, o Brasil evoluiu. “E isso se dá a partir de processos novos que incorporam a preocupação com a questão verde e o desenvolvimento sustentável”.

Disse, ainda, que acordo assinado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) permitirá à Finep organizar a cada dois anos eventos internacionais ligados à inovação para a sustentabilidade. O acordo tem a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, como instituição interveniente.

As empresas que apresentam uma atuação mais forte em tecnologias verdes voltadas à sustentabilidade nos campos econômico, social e ambiental serão apresentadas pela Finep a potenciais investidores no Venture Forum Brasil Sustentável, na Bolsa de Valores do Rio, em 15 de junho. O evento é paralelo à Rio+20. A seleção das empresas está em curso.

O analista da área de investimentos da Finep, Eduardo Lopes, coordenador do evento, disse

que a meta é mostrar que a sustentabilidade pode gerar resultados financeiros. “A gente quer passar a mensagem de que inovação e sustentabilidade são atividades que têm grande potencial de retorno, de lucro”, assegurou.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.