Panorama
 
 
 
 

MARTA MARIA AZEVEDO É EMPOSSADA
PRESIDENTE DA FUNAI E GARANTE CONTINUIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2012

27 de abril de 2012 - Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marta Maria do Amaral Azevedo tomou posse nesta quinta-feira (26) como presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Durante a solenidade de transmissão de cargo, realizada no Salão Negro do Ministério da Justiça, a primeira mulher a assumir a presidência da Funai garantiu dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, Márcio Meira, agora Assessor Especial do Ministério da Educação.

“Faz parte de minha missão nesse próximo período atuar junto com as nossas equipes das Coordenações Regionais e Locais, no sentido de consolidar e melhorar a infraestrutura, ou construir onde ela ainda não existe”, declarou a nova presidente. Marta Azevedo declarou, ainda, ter como prioridades: atuar em favor da promoção dos direitos das mulheres indígenas, avançar na promoção dos direitos dos Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul e nos outros estados onde vivem esses povos e atuar em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística (IBGE), com o Ministério da Saúde e outros Ministérios (MMA, MDS, MDA) na estruturação de indicadores de qualidade de vida para os povos indígenas.

Para a nova presidente, também figura na lista de prioridades a promoção de ações que protejam e garantam a sobrevivência física e cultural dos povos indígenas isolados e de recente contato e garantir o prosseguimento do reconhecimento e demarcação das terras indígenas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou reconhecer em Marta todas as qualidades necessárias para comandar a instituição. “O cargo de presidente da Funai é um dos mais difíceis de se comandar. É preciso ter muita coragem, respeito e habilidade para ocupar esse cargo, e estes dois possuem essas qualidades”, disse Cardozo, fazendo menção também a Meira.

Em complementação ao ato de posse e transmissão de cargo, Marta Maria Azevedo recebeu da Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Distrito Federal, Lúcia Carvalho, o termo de entrega do imóvel destinado à construção da nova sede da Funai em Brasília, e garantiu dar início o quanto antes à edificação desta unidade. Ao término da cerimônia, indígenas da etnia Fulni-ô, de Águas Belas/PE, saudaram a presidente Marta Maria Azevedo com um cântico e dança.

+ Mais

Funai assina Termo de Cooperação com Eletrobras

25 de abril de 2012 - A Fundação Nacional do Índio (Funai), a Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobras, o Instituto Kabu e a Associação Floresta Protegida formalizaram ontem (24), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica Financeira, para a realização de ações de apoio e assistência às comunidades indígenas da etnia Kayapó do médio Xingu.

O acordo celebrado prevê o repasse de recursos para a execução do chamado “Projeto emergencial para seis aldeias Kayapó do oeste do Pará, em ações de produção e geração de renda e melhorias de novos aldeamentos localizados em áreas estratégicas”.

Márcio Meira que já havia assinado o Termo de Cooperação na última sexta - feira (20), ainda como presidente da Funai, esteve presente na formalização da assinatura das outras instituições participantes, junto com a sua sucessora, Marta Azevedo.

Márcio falou que a assinatura do termo entre as instituições é muito importante para o fortalecimento, produção e geração de renda das comunidades indígenas Kayapó. “A Funai tem se comprometido com seu papel de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas e a assinatura desse termo, é mais uma forma de concretizar ações positivas dentro das aldeias dos Kayapó, que estão dando um voto de confiança ao governo”, disse Meira.

O projeto tem como finalidade específica o fortalecimento da autonomia das comunidades indígenas situadas na margem oeste do rio Xingu, notadamente, as aldeias Baú, Pukanu, Kubenkokre, Pyngrajtí, Kawatum e Ngônhôkwapotem, assistidas pela Coordenação Regional da Funai em Tucumã/PA e Coordenação Técnica local em Novo Progresso/PA.

Segundo o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, até o dia 04 de maio será liberado o recurso financeiro para dar início à execução do projeto emergencial, que terá a duração de quatro meses, contados a partir da data de sua assinatura. Carvalho também explicou que durante a realização do projeto emergencial, a Eletrobras irá trabalhar na criação dos planos definitivos do programa de médio prazo, com duração de quatro anos.

As comunidades serão beneficiadas com os projetos de fortalecimento da loja Mekragnoti, ampliação da infraesturura da aldeia Kawatúm e aldeia Pukany, implantação dos projetos de castanha nas aldeias Pyngraitire e Kubenkokre e de farinha na Aldeia Baú. Também haverá a implantação do projeto do Cumaru, Aldeia Kubenkokre, do projeto óleo de Babaçu, Aldeia Baú e contratação de técnicos para a execução do projeto.

A assinatura do termo contou com a presença dos representantes legais de cada instituição participante.


 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.