Panorama
 
 
 
 

REUNIÃO PÚBLICA EM ANGRA DOS REIS EXPLICA A
UNIFICAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DO COMPLEXO NUCLEAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2012

Angra dos Reis (27/04/2012) – Cerca de 250 pessoas participaram da Reunião Pública realizada ontem no anfiteatro da vila residencial na Praia Brava, em Angra dos Reis/RJ. A reunião teve como objetivo apresentar à sociedade informações sobre o licenciamento ambiental unificado da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), conduzido pelo Ibama.

A central nuclear é composta pelas usinas Angra 1, Angra 2 e pelo Centro de Gerenciamento de Rejeitos Radioativos, que hoje operam por meio de termos de compromisso e estão em processo de regularização do licenciamento. Além de um dispositivo autorizativo, o licenciamento ambiental é a oportunidade de implementar a gestão ambiental e permite incluir novas medidas de mitigação e controle e ainda harmonizar os monitoramentos ambientais, como neste empreendimento.

“Nesse caso, o objetivo do Ibama é unificar as oito licenças do complexo que já está em funcionamento, afinal, fazem parte de uma área contínua. A oportunidade da reunião pública visa enriquecer o processo de licenciamento, é o momento para as pessoas se manifestarem” comentou Gisela Forattini, diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama, que presidiu a mesa durante o evento. A decisão de emissão de uma licença para todo o complexo não abrange a licença de instalação de Angra 3, cujo processo de licenciamento ocorre separadamente.

A unificação das licenças pretende otimizar a análise dos impactos ambientais e a avaliação e reformulação dos 33 programas ambientais, que abordam aspectos socioeconômicos e ambientais. Os municípios impactados pelas usinas são Angra dos Reis, Rio Claro e Paraty. “Com uma única licença, o Ibama espera conseguir unificar as ações, que hoje são pulverizadas, e assim obter maior efetividade nos programas”, explicou o coordenador de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos, André Andrade.

A reunião começou com uma apresentação do Ibama sobre o Licenciamento Ambiental da CNAAA, seguida de uma apresentação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) sobre o Licenciamento Nuclear da CNAAA e das exigências surgidas após o acidente de Fukushima, no Japão. A sequência de apresentações da Eletronuclear expôs os critérios e procedimentos de segurança e defesa das usinas do complexo, o empreendimento e os resultados dos programas ambientais que estão sendo executados. Finalmente o Corpo de Bombeiros apresentou o plano de emergência externo, que prevê uma série de ações em caso de acidente.

Houve uma série de questionamentos da população sobre os planos de emergência, sobre a viabilidade de evacuação em caso de acidente, sobre a viabilidade de duplicação da BR 101 e pavimentação da rodovia Paraty-Cunha, que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O prazo para enviar contribuições sobre o licenciamento do CNAAA é de 15 dias a contar da data da reunião. O Ibama irá analisar as contribuições enviadas e poderá incorporar as sugestões consideradas relevantes para o processo. Todas as contribuições são apensadas ao processo.

Participaram da reunião a diretora de Licenciamento Ambiental e a equipe de analistas do Ibama responsável pelo licenciamento do complexo de Angra, representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), representantes da CNEN, da Eletronuclear, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público Federal de Angra dos Reis, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lideranças locais, moradores de Angra dos Reis e dos municípios de entorno.
Talitha monfort Pires
Ascom – Ibama
Fotos: Talitha monfort Pires/Ibama


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.