Panorama
 
 
 
 

AÇÕES DE MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE EM TODOS OS BIOMAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2012

Ana Carolina Lobo - Brasília (03/09/2012) – O Monitoramento da Biodiversidade busca desempenhar o papel de alavancar, estruturar e coordenar ações nessa área em unidades de conservação (UCs) federais representadas em todos os biomas brasileiros. Para isso, o ICMBio conta com as parcerias do Projeto Nacional de Ações Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II), do governo da Alemanha, da Proteção à Natureza e Segurança Nuclear (BMU/GIZ), do Projeto Manguezais do Brasil (GEF Mangue) e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

As ações em curso para o monitoramento da biodiversidade em UCs federais incluem a execução, desde 2002, do monitoramento nos ambientes recifais, por meio da metodologia Reef Check, em cinco UCs. Dentre os resultados apresentados, destacam-se a diferença na abundância de grupos indicadores entre as categorias de áreas protegidas de uso sustentável e de proteção integral.

Para as unidades de conservação do bioma Caatinga, foi elaborada a estratégia de monitoramento da biodiversidade com a seleção de táxons alvo prioritários e a metodologia para coleta desses dados, e já foi iniciada a execução das atividades nas UCs selecionadas.

Por sua vez, para as unidades de conservação dos biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e dos ecossistemas de manguezais, a estratégia de monitoramento da biodiversidade e a seleção de indicadores está em fase de concepção.

+ Mais

Revista BioBrasil contribui para disseminar o conhecimento

Ana Carolina Lobo - Brasília (03/09/2012) – A revista científica Biodiversidade Brasileira – BioBrasil é outro marco do Instituto Chico Mendes na área de difusão do conhecimento científico. A publicação já está na terceira edição. Em 2011, foram duas edições, uma com o tema Avaliação do Estado de Conservação das Tartarugas Marinhas e outra sobre Manejo do Fogo em Áreas Protegidas.

Em 2012, foi a vez da edição sobre a avaliação do estado de conservação das espécies de Ungulados do Brasil, que correspondem aos cervídeos, antas e porcos-do-mato. E o próximo volume está previsto para o final deste ano e tratará do manejo dos recursos vegetais em unidades de conservação.

A publicação surgiu em virtude da vasta experiência com pesquisa e manejo nas unidades de conservação federais e com espécies ameaçadas, que juntos requeriam um fórum específico e de ampla consulta.

De acordo com Kátia Torres, poucas revistas tratam de experiências de manejo voltadas à tomada de decisão, consolidando conhecimentos e experiências. “O objetivo é divulgar e discutir estratégias de conhecimento, conservação e manejo da biodiversidade brasileira e das UCs. Além disso, os artigos registram a base técnica do estado de conservação das espécies, disponibilizando os resultados científicos do processo de avaliação estabelecido por meio de análises consolidadas por pesquisadores com experiência em taxonomia, ecologia e conservação”, afirma ela.

O Conselho Editorial da revista Biodiversidade Brasileira é composto pelos professores Juarez Pezzuti, da Universidade Federal do Pará, e Carlos Eduardo Grelle, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e, representando o Instituto Chico Mendes, Onildo Marini, do Cecat, José Augusto Senhorini, do Cepta, e Kátia Torres Ribeiro, coordenadora de Apoio à Pesquisa - Coape e editora-chefe da publicação. A revista Biodiversidade Brasileira pode ser acessada em www.icmbio.gov.br/revistaeletronica.

 

 


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.