Panorama
 
 
 
 

PSA PAULISTA SERVE DE EXEMPLO PARA GANA E NICARÁGUA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2012

20/08/2012 - Intermediada pelo Banco Mundial, a missão trouxe à SMA delegações de ambos países para conhecer as experiências em projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) vai orientar os países Gana e Nicarágua no desenvolvimento e implementação de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), uma importante ferramenta da economia verde. As delegações dos dois países foram recebidas nessa segunda-feira, 20, na sede da SMA, pelo secretário adjunto Rubens Rizek, marcando o começo da missão, que tem quatro dias de duração, de 20 a 24 de agosto.

Ministros, ambientalistas, especialistas , consultores e diretores de projetos dos países africanos e caribenho vieram, por intermédio do Banco Mundial, conhecer projetos de PSA em regiões produtoras de água na América Latina. Em virtude da grande experiência na elaboração, a SMA vai acompanhá-los por toda missão, que foi iniciada nessa manhã com palestras de Stefano Pagiola, especialista do Banco Mundial em PSA, Cristina Azevedo, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e Helena Carrascosa, assessora técnica da SMA.

As apresentações mostraram os mecanismos do instrumento Pagamento por Serviços Ambientais, do ponto de vista do Banco Mundial, e exemplos práticos, do ponto de vista da SMA, de PSAs já em fase de implementação. Helena Carrascosa alertou para as dificuldades de seguir à risca a teoria do projeto, mas a importância de tê-la como guia. “Nem sempre conseguimos atender a todas as exigências do Banco mundial, cada caso é um caso. Mas precisamos chegar o mais próximo possível de um instrumento de mercado puro, como é a instrução do banco”.

A missão segue para um ciclo de estudos (Study Tour), que vai promover visitas aos projetos da SMA Mina d’Água, em Guapiara, São Paulo, Produtores de Água e Floresta, em Rio Claro, Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Instituto Terra de Preservação Ambiental e um projeto municipal de PSA em Extrema, Minas Gerais. Todos com a supervisão de técnicos da SMA.

Participarão do Study Tour membros do Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ministerio del Ambiente y los Recursos Naturales – MARENA) de Nicarágua e do Ministério de Agricultura (Ministry of Food & Agriculture), da Agência de Proteção Ambiental, do Ministério de Finanças e Planejamento Econômico, do Ministério de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e da Comissão de Recursos Hídricos de Gana.

Rizek ainda apresentou as condolências, em nome da SMA e do secretário Bruno Covas, pela morte repentina do presidente de Gana em 23 de julho, John Atta Mills, que ganhou elogios internacionais por presidir um modelo de democracia estável na África.

PSA: ferramenta de preservação

Pagamentos por Serviços Ambientais é uma ferramenta de preservação de biodiversidade que consiste em recompensar produtores que preservem certa área de biodiversidade, contribuindo com melhorias ambientais.

“É importante lembrar que a iniciativa é dos países, e não do Banco. É uma iniciativa caseira”, declara Gunars Platais, consultor do |Banco Mundial, que apoia e orienta os projetos.“Além do apoio técnico, o BM promove a integração entre países, isso é muito importante, pois sempre que ensinamos um, aprendemos 10”, relata Helena Carrascosa.

Segundo o secretario adjunto Rubens Rizek, “é importante que o Estado incentive e comece a realizar esse tipo de instrumento”. A ideia do PSA é que seja um instrumento de mercado independente e guia de boas práticas ambientais, sem a intervenção do governo. Mas é importante que o poder público desencadeie a iniciativa.

No caso de São Paulo, Pagamento por Serviços Ambientais é uma ferramenta da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que determina, entre outras coisas, a redução de 20% das emissões de gases do efeito estufa até 2020, comparado com o emitido em 2005. O PSA então busca serviços que contribuam com o controle do aquecimento global.

Em 2011, o projeto piloto Mina D’água foi lançado e está sendo implantado em 21 municípios, repassando recursos para produtores rurais que preservam nascentes em áreas de abastecimento. Dessa forma, o produtor “ganha” para preservar as minas de água, o que melhora o equilíbrio das mudanças climáticas e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

“Os desafios são encontrar o comprador dos serviços, que pode ser o Estado ou outros setores industriais, a operacionalização em campo, a condicional do pagamento e a fiscalização, que deve custar menos do que o que é pago para o produtor para ser viável”, orienta Carrascosa.
Texto: Ivi Piotto

+ Mais

Pomar Urbano ganha Trilha Sensorial

31/08/2012 - Atualmente, o tema sustentabilidade está presente no discurso de todas as grandes corporações. Mas os profissionais da Caterpillar passaram do discurso à prática e colocaram a mão na massa no plantio da Trilha Sensorial, o novo espaço do Pomar Urbano, projeto de recuperação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). O evento voluntário realizado na quinta-feira, 30, na sede do Pomar, reuniu 40 executivos da empresa, que cavaram, plantaram e regaram todo o jardim.

Cheia de cores, perfumes, sons e texturas, o objetivo da trilha é aguçar os sentidos, daí seu nome. O intuito do espaço é atender aos alunos que visitam o Pomar Urbano para aprender sobre recuperação ambiental, conservação da natureza e sustentabilidade. O foco da trilha são crianças com alguma deficiência. “Uma criança cega pode usufruir desse jardim”, declara Rosa Moraes, consultora de responsabilidade sociaoambiental da Caterpillar. A empresa, além de ter seus altos executivos realizando o plantio voluntário, também será responsável pela manutenção da trilha.

Concebido pela SMA em parceria com a empresa de paisagismo Castro Garden, o espaço reúne diversas plantas de 28 espécies diferentes, entre flores, ervas e folhagens, que preenchem os seus 500 m2. “É nossa chance de deixar nosso legado aqui e o plantio da Trilha Sensorial está em nossas mãos”, disse Suely Agostinho, diretora de assuntos coorporativos da Caterpillar, aos executivos.

A Trilha Sensorial vai receber um carinho especial dos funcionários do projeto. “Temos que cuidar muito bem dessas plantas pois tivemos um grande período de seca”, declara Dagoberto Meneghini, um dos criadores do Pomar Urbano. A abertura para visitação está prevista para o final de setembro.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.