Panorama
 
 
 
 

ICMBIO APOIA MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO OESTE DO AMAPÁ E NORTE DO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2012

Brasília (27/09/2012) – Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) realizaram do dia 24 a 25 de setembro, no Centro Diocesano de Macapá, a segunda reunião do Conselho Consultivo Piloto Mosaico de Áreas Protegidas do Oeste do Amapá e Norte do Pará.

A reunião, que envolve representantes indígenas, comunidades agroextrativistas, gestores de unidades de conservação e de órgãos governamentais federais, estaduais e municipais, visa dar continuidade à execução do plano de trabalho anual, com o acompanhamento das atividades previstas e acordadas, conforme as deliberações dos representantes presentes na última reunião.

A proposta de criação do Mosaico de Áreas Protegidas do Oeste do Amapá e Norte do Pará é fruto do projeto “Unidades de Conservação e Terras Indígenas: uma proposta de mosaico para o oeste do Amapá e norte do Pará”.

Este projeto foi executado entre 2006 e 2010 pelo Iepé, com financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e a colaboração de diversas organizações parceiras. A proposta do Mosaico para a região abrange uma área de 12.310.175 hectares, que inclui seis unidades de conservação e três terras indígenas.

Ao longo dos cinco anos do projeto foram realizadas diversas oficinas, reuniões, seminários e intercâmbios envolvendo representantes indígenas, de comunidades agroextrativistas, de gestores de unidades de conservação e de órgãos governamentais federais, estaduais e municipais.

Também foram executadas atividades voltadas a populações do entorno das áreas protegidas como, por exemplo, dos assentamentos situados às margens da rodovia Perimetral Norte, no Amapá. Esta população reside em assentamentos localizados nas áreas protegidas e suas ações afetam direta e indiretamente estas localidades. Por isso, também é considerado um público muito importante na articulação proposta pelo Mosaico.

O projeto foi finalizado em 2010, mas tendo em vista o interesse de manter a articulação, atividades continuam sendo realizadas com a finalidade de garantir a continuidade da mobilização, enquanto o Ministério do Meio Ambiente avalia o pedido de reconhecimento do Mosaico.

Um mosaico de áreas protegidas é um conjunto de unidades de conservação e outras áreas protegidas próximas entre si que tem como objetivo principal promover uma gestão integrada e participativa deste conjunto de áreas.

Trata-se de um instrumento de gestão territorial previsto pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) que, na prática, constitui uma articulação entre diversos atores do território, em favor do desenvolvimento sustentável e da conservação da diversidade biológica, social e cultural.

Descoberta nova espécie de borboleta na Serra do Divisor
Brasília (20/09/2012) – Pesquisadores do Laboratório de Estudos de Lepidoptera Neotropical, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, descobriram uma nova espécie de borboleta no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre.

A espécie está descrita na pesquisa “An annotated list of Symmachia Hübner, [1819] (Lepidoptera: Riodinidae: Symmachiini) from Parque Nacional da Serra do Divisor, with the description of a new species” que acaba de ser publicada.

O trabalho é resultado da expedição realizada no parque há um ano pelos pesquisadores Diego Rodrigo Dolibaina, Luís Anderson Ribeiro Leite, Fernando Maia Silva Dias, Olaf Hermann Hendrik Mielke e Mirna Martins Casagrande.

A nova espécie descrita pertence ao gênero Symmachia Hübner. O seu nome – Symmachia divisora – homenageia a unidade de conservação onde foi descoberta.

Segundo Cleide Rezende de Souza, analista do parque, a expectativa é que o trabalho dê maior visibilidade à unidade de conservação, estimulando outras pesquisas de campo sobre a biodiversidade local.

O artigo que descreve a nova espécie de borboleta pode ser lido na edição de agosto da publicação científica Insecta Mundi e está disponível em http://centerforsystematicentomology.org/default.

+ Mais

Cartilha traz passo a passo da regularização fundiária nas UCs

Sandra Tavares - Brasília (05/09/2012) – A Coordenação-Geral de Consolidação Territorial (CGCT), do ICMBio, e a equipe do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) produziram uma cartilha Regularização Fundiária de Unidades de Conservação Federais, que contém um conjunto de informações sobre o tema.

O objetivo da publicação foi mostrar, na prática, como se dão todos os passos da aplicação da Instrução Normativa nº 02/2009, que institui os procedimentos a serem adotados pelos proprietários, posseiros e pelo Instituto Chico Mendes para viabilizar a regularização fundiária das unidades de conservação federais.

A cartilha, disponibilizada em um primeiro momento em formato virtual, pode ser acessada e utilizada tanto pelos servidores da autarquia quanto pelos proprietários de terras ou de benfeitorias em unidades de conservação.

A formulação e publicação da cartilha teve o apoio da Conservation International (CI) e Fundação SOS Mata Atlântica, duas organizações não governamentais de cunho ambiental. “Agora a sociedade tem, de forma objetiva e direta, amplo acesso às informações quanto aos seus direitos e como requerê-los”, frisa a coordenadora-geral de Consolidação Territorial, Eliani Maciel.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.