Panorama
 
 
 

O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2012

19 - set - 2012
O Greenpeace realizou um evento em Nova York, às vésperas da reunião da Assembleia Geral da ONU, para reforçar a necessidade de uma resposta internacional para a crise no pólo norte.
Mais do que níveis alarmantes, o volume de gelo no Ártico nunca foi tão baixo na história humana. O maior nível de degelo, alcançado em 2012, foi apontado por dados preliminares do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC). A extensão de gelo que reveste o Oceano Ártico durante o verão este ano equivale a 3,41 milhões de quilômetros quadrados, a menor de que se tem conhecimento. Desde 1979, ano em que se iniciaram as medições, ela foi reduzida em 45%.
Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace Internacional, definiu o anúncio como um momento decisivo na história da humanidade: “Em pouco mais de 30 anos, alteramos a aparência do nosso planeta e em breve o Pólo Norte deve estar completamente sem gelo durante o verão”, afirma. A esperança é de que o dia de hoje seja lembrado como um dia de mudanças, em que a comunidade global decidiu se unir para lutar contra os efeitos das mudanças climáticas e contra a ganância das grandes corporações no Ártico.

A tripulação do navio Arctic Sunrise esteve na região para testemunhar a época do ano em que se encontram as menores quantidades de gelo no pólo. Como forma de apelar aos líderes mundiais para que tomem a decisão de proteger o Ártico, os tripulantes construíram um coração suspenso com as bandeiras dos 193 países-membros das Nações Unidas.

O Ártico é um ecossistema vital para a Terra e as ameaças que vem sofrendo são determinantes para o equilíbrio climático do nosso planeta. Sara Ayech, da Campanha de Clima e Energia, faz parte da tripulação que está na expedição no Ártico afirma que "assim como o coração bombeia sangue por nossas artérias, o Ártico é uma das bombas que fazem as correntes do oceano circularem ao redor do planeta".

O navio Arctic Sunrise foi a região para documentar o maior degelo da história, pesquisar o volume atual de gelo e montar uma imagem em 3D da região que será usada em estudos sobre as mudanças climáticas. “Estávamos assistindo o Sol nascer sobre os bancos de gelo, alguns finos e fracos, outros tão fundos que o oceano abaixo se coloria de um azul frio claríssimo, quando vimos pegadas na neve. Um solitário urso polar apareceu ao longe, parecia uma mancha creme contra o mar azul. Pareceu inimaginável que essa beleza de tirar o fôlego que víamos a nossa frente pudesse estar sendo ameaçada por um punhado de empresas que se importam mais com seus resultados trimestrais que com o futuro desta região maravilhosa”.

Você também pode ajudar a proteger o Ártico. Assine e divulgue a petição que promove a criação de um santuário internacional e que manterá a exploração de petróleo e a pesca predatória longe deste frágil ecossistema. Já são mais de 1,8 milhão de assinaturas de pessoas no mundo todo.

+ Mais

Congresso sentencia fim das florestas

Notícia - 25 - set – 2012 - Medida Provisória do Código Florestal é aprovada na última votação no Congresso Nacional
Com apenas três votos contrários, a Medida Provisória do Código Florestal, peça faltante no quebra-cabeças da nova legislação, foi aprovada hoje no plenário do Senado Federal. O resultado é a liberação de ainda mais áreas de floresta para novos desmatamentos e anistia a criminosos ambientais.

Em nome do que chamaram de “um acordo possível” para evitar uma dita “insegurança jurídica” no campo, o governo curvou-se aos anseios da bancada ruralista, deixando de ouvir os alertas dos cientistas e da sociedade civil. O texto, profundamente modificado pelos parlamentares, permite que novos desmatamentos surjam e que os velhos desmatadores sejam perdoados.

“O governo lavou as mãos e deixou o circo pegar fogo. E pegou. O resultado é um Código Florestal fraco, que não protege nossas matas e, em nome de pequenos agricultores, beneficia grandes desmatadores. Aqueles que saqueiam nosso patrimônio ambiental e destroem florestas apostando na impunidade hoje estão felizes”, afirmou Márcio Astrini, coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace.

“Há algumas semanas, a presidente Dilma escreveu um bilhete à nação, dizendo que não concordava com o texto que foi aprovado. Agora ela precisa fazer valer sua palavra e vetar essa MP que saiu do Congresso”, completou Astrini.

Em uma curta sessão plenária, por pouco a MP não obeteve aprovação unânime. Dos 61 senadores presentes, apenas Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Roberto Requião (PMDB-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ) declararam sua posição contrária ao tratoraço ruralista.

Randolfe Rodrigues foi enfático ao mostrar que muitas das mudanças feitas no texto que veio da presidente Dilma irão piorar a situação florestal do país. O Senador lembrou que "as APP's (Áreas de Preservação Permanente) são responsáveis pela manutenção da saúde de nossos rios e nascentes. Essa matéria é um desastre para o meio ambiente.”

A MP segue agora para a sanção presidencial. A presidente Dilma Rousseff se disse contrária ao acordo feito entre os parlamentares para que fosse realizada a votação da matéria antes que perdesse sua validade, em 8 de outubro. No entanto, não houve qualquer esforço da parte do Planalto para reverter o quadro de destruição de uma das legislações mais importantes do Brasil.

“Nem mesmo os últimos dados de desmatamento, que apontam um crescimento de mais de 200% em relação ao mesmo período do ano anterior, foram suficientes para frear a sanha ruralista sobre nossas florestas. O caminho agora é aprovar a lei do Desmatamento Zero no Brasil. A proposta de lei de iniciativa popular é uma alternativa aos cidadãos que não concordam com a posição daqueles que deveriam os representar no Congresso Nacional”, concluiu Márcio Astrini.


 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.