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COP 11 TERMINA COM AVANÇOS NA PROTEÇÃO DOS OCEANOS, MAS ACORDO ALCANÇADO SOBRE FINANCIAMENTO DECEPCIONA

Panorama Ambiental
Outubro de 2012

20 Outubro 2012 | Por Andréa de Lima, em Hyderabad, Índia - Depois de duas semanas de intensas e exaustivas negociações, chegou ao fim apenas na madrugada do sábado a 11ª edição da Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (CDB), em Hyderabad (Índia). A última plenária foi aberta pela ministra do Ambiente e Florestas da Índia e presidente da COP até 2014, Jayanthi Natarajan, às 17h de sexta (19/10). A conclusão da sessão ocorreu apenas às 2h30 do sábado (20/10). O texto final trouxe avanços em questões como oceanos, mas poucos em relação a recursos financeiros para o cumprimento das Metas de Aichi, acordadas há dois anos em Nagoia (Japão), durante a COP 10.

Recursos financeiros
Desde o início, o principal debate na mesa de negociações era quanto ao financiamento para cumprir as 20 metas de Aichi até 2020. Entre elas, está a intenção de alcançar a proteção legal de 17% das áreas terrestres e de águas continentais e 10% das águas marinhas e costeiras. "O WWF veio para Hyderabad pedir aos governos que se comprometam com a interrupção das ameaças à biodiversidade, um dos recursos mais valiosos do mundo, o capital natural das nações", disse Lasse Gustavsson, diretor executivo do WWF Internacional de Conservação. "Mas o acordo alcançado sobre financiamento nesta COP de Hyderabad é decepcionante, porque não garante recurso suficiente para alcançar as metas ambiciosas de proteção da biodiversidade no mundo”.

O acordo para dobrar os investimentos em biodiversidade dos países desenvolvidos para as nações em desenvolvimento significa um adicional de US$ 5 bilhões até 2015, o que representa um total de US$ 10 bilhões por ano. A partir daí, os investimentos serão congelados até 2020, ano definido para a conclusão das Metas de Aichi. O WWF estima um investimento necessário em biodiversidade de cerca de 200 bilhões de dólares a cada ano, se os governos de fato se comprometessem com tais metas. O que foi acordado em Hyderabad representa menos de metade deste número.

De acordo com a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, os custos para implementar o plano estratégico para atingir as Metas de Aichi podem variar de US$ 150 a US$ 430 bilhões por ano. “Esses são valores altos, mas que nem se comparam aos US$ 1000 bilhões ao ano que os governos têm gasto em subsídios com a indústria dos combustíveis fósseis”, disse Maria Cecília.

Sistemas marinhos
Considerando que os ambientes costeiros e marinhos ocupam 1,6% das áreas protegidas no mundo e que não vamos de fato conseguir garantir uma cobertura adequada dessas áreas, mas apenas daquelas sob jurisdição nacional, o reconhecimento das EBSAs (da sigla em inglês para Áreas marinhas ecologicamente ou biologicamente significativas) em alto mar pela CDB foi um ponto importante no documento final. O Brasil, por exemplo, apoiava o endosso de proteção das EBSAs enquanto outras nações anunciaram, ao final, apenas uma recomendação para esse tema.

Se as agências da ONU tomarem medidas para garantir a navegação e que outras atividades nocivas não prejudiquem essas importantes áreas, isso poderá levar a uma melhor gestão dos sistemas marinhos para além das fronteiras nacionais. Outro ponto importante de progresso veio com o anúncio do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, de destinar US$ 50 milhões à conservação da biodiversidade. Notabilizado como a "Promessa de Hyderabad", esse compromisso vai canalizar investimentos em biodiversidade tão necessários à Índia e a outras nações em desenvolvimento que estão com dificuldades para cobrir os recursos urgentemente necessários ao capital natural. "O fato de Índia ter assumido um compromisso financeiro em nível nacional e internacional estabelece um precedente para outras economias emergentes oferecerem mais apoio à conservação da biodiversidade global", afirmou a secretária geral do WWF-Brasil.

Plano Estratégico da CDB
Alguns resultados importantes merecem destaque: as decisões acordadas sobre apoio à capacitação. Alguns países, no entanto, ainda precisam estabelecer seus NBSAPs (da sigla em inglês para Estratégias nacionais de biodiversidade e planos de ação), inclusive com a definição de indicadores. Nesse sentido, algumas estratégias bem-sucedidas em andamento devem ser referência para a implementação das Metas de Aichi, entre elas o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), as iniciativas regionais, tal como a Visão Amazônica, e os processos dos Diálogos pela Biodiversidade, como plataforma multissetorial.

REDD
Alvo de intensos debates, o documento acordado trata especificamente das salvaguardas de biodiversidade e Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD). Para superar a oposição do Brasil à definição de indicadores de salvaguardas de biodiversidade nesta convenção, foi estabelecido um consenso por meio da utilização das Metas de Aichi como referência de indicadores.

“Se a CDB não tiver uma atuação mais imperativa, com forte influência em questões de biodiversidade que podem estar relacionadas com clima, essa convenção acabará por ter seu mandato reduzido”, afirma o superintendente de conservação do WWF-Brasil, Mauro Armelin.

Para Armelin, é importante aproveitar os espaços abertos à discussão dos temas relativos a biodiversidade, para que a CDB possa ter um melhor posicionamento.

“Os países e a secretaria executiva da CDB saem daqui agora com o desafio de se apropriarem melhor dos temas de biodiversidade e chegar à próxima COP (13, na Coreia do Sul) com mais subsídios para a tomada de decisão sobre as salvaguardas a serem recomendadas, com mais segurança, para a convenção de clima, por exemplo”, adiantou o superintendente de conservação do WWF-Brasil.

Iniciativa privada e governo brasileiros
O WWF-Brasil e a Rede WWF participaram e acompanharam ativamente as negociações dos governos durante essas duas semanas da COP 11, em Hyderabad. Vale destacar o estreito contato mantido com a delegação brasileira e a promoção de discussões sobre temas-chave dessa conferência, e os subsídios para tomada de decisão a partir de documentos com base científica, acordado com outras organizações participantes da cúpula.

Em tempo, é bom lembrar da mostra dada pelo setor privado nesta COP de seu engajamento nas questões de sustentabilidade e conservação da biodiversidade. É fato que esta tendência faz parte do gerenciamento de risco do próprio negócio. Assim como a transparência das informações de gestão e investimentos, a preocupação com a regularidade legal (socioambiental), inclusive com sua cadeia produtiva e a avaliação de seus impactos sobre a biodiversidade, tem aumentado em todos os setores da economia.

“A iniciativa privada no Brasil também acompanha esta tendência. Um exemplo deste engajamento é o Movimento Empresarial pela Biodiversidade – Brasil (MEBB) e sua participação nos Diálogos pela Biodiversidade, onde também atuamos e com os quais mantemos forte articulação”, ressaltou Maria Cecília Wey de Brito, secretária geral do WWF-Brasil.

O papel do setor privado, segundo ela, é essencial para a construção de novas oportunidades de negócio, para as parcerias público-privadas atraentes e para mecanismos inovadores de financiamento que apoiem a implementação das políticas de conservação no Brasil e no mundo.

“As decisões já acordadas nesta conferência sobre negócios e biodiversidade reforçam o papel do setor privado e do governo para a adoção de práticas e estratégias que contribuem com o atingimento das Metas de Aichi. Tais estratégicas e práticas contribuem ainda à realização de análises de risco dos segmentos mais impactantes e à redução dos incentivos perversos à conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos”, finalizou a secretária geral do WWF-Brasil.

+ Mais

Florestas seguem carentes de mais proteção

19 Outubro 2012 | Brasília (DF) - O WWF-Brasil acompanha há mais de três anos a reforma do Código Florestal no Congresso, dada a importância da lei para a conservação da biodiversidade, a economia e a qualidade de vida dos brasileiros. Durante esse período, parcela do agronegócio apoiada em parlamentares de várias siglas realizou trabalho para enfraquecer a proteção de ecossistemas.

A legislação resultante desse movimento, apesar dos vetos e decretos publicados ontem (18), está longe do que a Ciência indica como necessário e do que a Constituição estabelece para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Mesmo que tais medidas tenham melhorado trechos do projeto aprovado no Congresso, os níveis de proteção de matas ciliares, reservas legais, topos de morro, encostas e mangues são inferiores aos da legislação anterior.

Os vetos da Presidência melhoram o que não é bom e podem ajudar o Brasil no cumprimento de metas da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas para a redução do desmatamento no país. Apesar disso, sem dedicar instrumentos e investimentos adequados à escala do país, pode ficar comprometida a implantação de mecanismos positivos previstos na legislação, como os que obrigam a restauração de regiões degradadas e o cadastramento e regularização das propriedades rurais do país em 5 anos.

Além disso, por ainda ser muito complexa e conter várias imprecisões, a lei poderá ser uma fonte de novos conflitos e ampliar a insegurança jurídica no campo. Também deixa um recado contraproducente para a sociedade brasileira e global, anistiando quem cometeu crimes e penalizando quem até hoje respeitou a legislação. Isso incentivará mais desmatamentos em todo o Brasil, como vêm ocorrendo.

Por meio de pesquisas de opinião e de campanhas como a Veta Tudo, Dilma!, a maioria dos brasileiros se posicionou contra novos desmatamentos e pediu a rejeição integral da lei aprovada no Congresso e sancionada pela Presidência da República. Todavia, os apelos da sociedade e da comunidade científica não foram ouvidos.

De forma proativa, o WWF-Brasil analisará os efeitos da legislação em vigor sobre as regiões onde atua e apontará, em parceria com os setores governamental, privado e não governamental, caminhos legais, concretos e economicamente viáveis para proteger e restaurar ecossistemas indispensáveis à sustentabilidade socioambiental e à segurança da população.


 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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