Panorama
 
 
 
 

ICMBIO AVALIA ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS MARSUPIAIS BRASILEIROS

Panorama Ambiental
Outubro de 2012

Brasília (29/10/2012) – Quarenta das 59 espécies de marsupiais brasileiros estão no grau de conservação “menos preocupante”, de acordo com os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). A constatação, considerada “positiva”, foi feita durante a oficina de avaliação de todas as espécies da ordem Didelphimorphia registradas no país.

O evento, do qual participaram 19 especialistas, entre os quais analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorreu entre os dias 21 e 25, na sede da Acadebio (centro de treinamento ICMBio), na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP).

Os marsupiais são animais com bolsa na parte ventral da fêmea que abriga os filhotes até completar seu desenvolvimento. A ordem Didelphimorphia engloba a maior parte dos animais dessa espécie no continente americano. Entre os marsupiais do Brasil, estão o gambá, a cuíca e a catita.

Uma espécie extinta e outra criticamente em perigo

Segundo a analista ambiental Beatriz Beisiegel, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Carnívoros (Cenap), do ICMBio, foram avaliadas todas as 59 espécies de marsupiais atualmente reconhecidas no Brasil. Nesse rol, foram incluídas as espécies recentemente revalidadas, uma descrita há pouco tempo e uma espécie nova em processo de publicação, cuja avaliação trouxe claros benefícios para a conservação, já que ela é endêmica (exclusiva) da Mata Atlântica e está em declínio populacional.

Apesar da constatação “positiva” de que 40 das 59 espécies estão no grau de conservação “menos preocupante”, os especialistas consideraram uma espécie como “extinta” e uma como “criticamente em perigo” – presumivelmente extinta no Brasil. “São dois graves reflexos da destruição de habitat em larga escala que tem sido praticada em nosso país”, disse Beatriz Beisiegel.

Junto com os analistas do ICMBio (dois da Coabio e quatro do Cenap), participaram da oficina membros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, Cooperativa Curupira de Santa Catarina e integrantes de 11 universidades ( UFPA, USP, UFMT, UFSCar, UFMS, UFPE, UFES, UERJ, UFVJM, UESC e Brigham Young University).

+ Mais

Parque da Serra dos Órgãos age contra caça ilegal

Brasília (24/10/12) – A equipe de fiscalização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, no estado do Rio, realizou no dia 10 operação de combate à caça ilegal. Durante, os trabalhos foram destruídos acampamentos improvisados no interior da unidade, que serviam de base para caçadores, e apreendidos dez trabucos (armas artesanais), além de ferramentas e um colete à prova de balas.

Inicialmente, a equipe fez um sobrevoo de helicóptero com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Do alto, foi possível ver os acampamentos (barracos construídos com paus e madeira e cobertos de telha) no meio da floresta. Após identificar o melhor acesso por terra, a equipe do parque, composta por fiscais e outros servidores, foi até o local.

Ao chegar lá e confirmar que tratava-se realmente de uma base de apoio a caçadores, os fiscais destruíram os barracos e fizeram a apreensão das armas e demais materiais. Ninguém foi preso. A chefia do parque já planeja novas operações para apertar o cerco à caça ilegal.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Já entre os dias 17 e 21, o Parque Nacional Serra dos Órgãos participou da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos municípios de Teresópolis e Guapimirim. O evento, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, teve como tema este ano “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza.

Foram desenvolvidas várias atividdes como oficinas, palestras, exposições, workshops, feiras de ciências, mesa-redonda e exibição de vídeos. O parque contou com uma estrutura de três estandes na Praça Olímpica no centro de Teresópolis.

N o local, foram exibidas exposição de fotos, brigada de incêndio, resgate em montanha, Projeto Fauna Viva, filmes e teatro infantil, com o grupo Trupe do Parque”. Jogos interativos também fizeram parte da programação do evento.


 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.