Panorama
 
 
 
 

GOVERNOS DE PORTUGAL E DE SÃO PAULO ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO MÚTUA

Panorama Ambiental
Novembro de 2012

08/11/12 - Na quarta-feira, 7, o secretário do Meio Ambiente Bruno Covas participou da assinatura de protocolo de cooperação mútua entre os governos de Portugal e de São Paulo. O encontro, um almoço oferecido na casa do cônsul Geral de Portugal Paulo Lourenço reforçou o Acordo Básico de Cooperação Técnica com Portugal e o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre os dois países celebrados, respectivamente, em 1996 e 2000.

O protocolo, assinado pelo governo de Portugal, por meio do secretário de estado do Ambiente e do Ordenamento do Território Pedro Afonso de Paulo, e pelo governo do estado de São Paulo, por meio do secretário de estado do Meio Ambiente Bruno Covas, estabelece um quadro de cooperação mútua na área ambiental, em especial, na gestão de resíduos e no combate à erosão costeira.

Serão desenvolvidas ações voltadas à capacitação técnico-institucional, intercâmbio de experiências, informação e documentação, elaboração de legislação, planos e programas e outras formas de cooperação que se fizerem necessárias.

Participaram do encontro, o cônsul e a consulesa de Portugal, Paulo Lourenço e Mafalda Lourenço, o assessor internacional do governo de São Paulo Rodrigo Tavares, a assessora internacional da secretaria do Meio Ambiente de São Paulo Ana Paula Fava, os representantes da Associação de Empresários Portugueses (AEP) Castilho Dias, Conceição Vieira e Florinda Alves e o chefe de gabinete e a secretária adjunta da secretaria de estado do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, Paulo Coelho e Alexandra Ferreira de Carvalho.
Texto: Fabiana de Holanda

+ Mais

Ministério Público realiza Congresso de Meio Ambiente

26/11/12 - Mudanças climáticas, resíduos sólidos, planejamento urbano, riscos e prejuízos ambientais e mobilidade urbana foram alguns dos temas do 16º Congresso de Meio Ambiente e do 10º Congresso de Habitação e Urbanismo.

O evento aconteceu de 22 à 25, no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro. Os trabalhos foram abertos na noite de quinta-feira, 22, pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, e pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.

“Ninguém duvida do caráter transcendental do direito ambiental porque a tutela ambiental representa a própria tutela do direito à vida”, afirmou Elias Rosa.

Bruno Covas destacou que o Ministério Público vem sendo importante parceiro do governo na proteção ao meio ambiente. “O MP é um parceiro que colabora, corrigindo, aperfeiçoando e participando, seja do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema, seja de grupos de trabalhos, caminhando conjuntamente institucionalmente e produzindo resultados práticos”, afirmou.

Para o diretor da Escola Superior do Ministério Público – ESMP, procurador de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, o grande desafio atual é conciliar o desenvolvimento urbano com o respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida. “Uma sociedade constituída nesse ideal terá uma qualidade de vida maior sem comprometer o meio ambiente, já que se autopolicia, por meio da sua escala de valores, reduzindo o crescimento populacional e aumentando a disponibilidade de recursos naturais para as gerações futuras”, afirmou.

O secretário-adjunto estadual do Meio Ambiente, Rubens Rizek, participou do Congresso explanando sobre os programais estaduais de gestão de resíduos sólidos, focando nos Programa de Responsabilidade Pós-Consumo, a logística reversa. Já o assessor de Mudanças Climáticas, Oswaldo Lucon explicou sobre o andamento da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).
Texto: Lucas Campagna Filho


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.