Panorama
 
 
 
 

LANÇADA A DAP INDÍGENA, QUE VAI AMPLIAR O
ACESSO A POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Dezembro de 2012

07 de dezembro de 2012 - O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, em 24/11, durante a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, no Rio de Janeiro, a Declaração de Aptidão Indígena (DAP-I) para adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A criação da DAP-I é uma conquista dos povos indígenas, fruto do esforço e trabalho conjunto entre governo federal – por meio da Funai e MDA - e organizações indígenas, cujos representantes foram indicados pela Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).

A DAP-I tem por princípio o reconhecimento das especificidades das comunidades indígenas e representa avanço significativo no sentido de facilitar e ampliar o acesso dos povos indígenas às políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável. Nesse primeiro momento, a DAP-I não dará acesso a créditos do Pronaf, mas a políticas tais como: Política Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Fomento às Atividades Produtivas Sustentáveis do Plano Brasil sem Miséria (PBSM), Programa de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Biodiversidade (PGPMBio) e a compra de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Antes de a DAP-I ser lançada, um protótipo da declaração foi testado e avaliado em aldeias do povo Kaingang, no Rio Grande do Sul/RS, e do povo Xavante, em Barra do Garças/MT, no início de novembro deste ano. A avaliação positiva da experiência permitiu que fosse publicada portaria para sua criação.

Cadastro

A Portaria nº 94/2012 do MDA foi publicada, no Diário Oficial da União de 28/11/2012, e instituiu oficialmente a Declaração de Aptidão ao Pronaf para Indígenas (DAP-I).

As primeiras declarações serão destinadas ao atendimento de seis mil famílias a serem contempladas com a chamada pública do Programa de Fomento do Plano Brasil sem Miséria – PBSM, para indígenas do Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Durante o primeiro semestre de 2013, a Funai irá cadastrar e oferecer capacitação a servidores das Coordenações Regionais e Coordenações Técnicas Locais, a fim de habilitá-los para a emissão da DAP-I. A portaria que a institui também permite que a declaração seja emitida por instituições parceiras, cadastradas pelo MDA, mediante acordos de cooperação técnica.

+ Mais

Instalado o Comitê Regional da Funai em Manaus (AM)

21 de dezembro de 2012 - Uma oficina de capacitação e instalação do Comitê Regional da Funai em Manaus-AM foi realizada, nos dias 12 e 13/12, na sede da Coordenação, e contou com a participação de servidores e de representantes indígenas das etnias Wai Wai, Mura, Munduruku, Sateré-Mawé, Apurinã, Tikuna, Kambeba e Kulina.

No primeiro dia de atividades, foi realizada a capacitação dos membros do Comitê e abordadas problematizações conceituais sobre propósitos, objetivos e competências do órgão, bem como sua importância no processo de reestruturação da Funai.

A cacica Eurina Marins da Cruz, integrante do Comitê, falou sobre suas expectativas com relação ao órgão. “A idéia dessa nova Funai é muito boa para nós, porque vamos participar juntos, vamos levar as nossas dificuldades e juntos vamos encontrar uma solução. A participação das mulheres é muito importante, pois nós conhecemos muito bem os nossos problemas e as mulheres estão cada vez mais buscando o seu espaço”, disse.

Já no dia seguinte, a plenária discutiu o regimento interno do Comitê Regional de Manaus, seguido da sua aprovação e da cerimônia que empossou os 44 membros que o compõem.

“A reestruturação da Funai para os povos indígenas significa uma nova oportunidade de fazermos juntos os planos para as nossas comunidades, seja na área de educação, saúde, ação social, desenvolvimento sustentável e outros. Também podemos buscar outros parceiros nas três esferas de governo federal, estadual e municipal para trazer projetos que venham nos beneficiar”, declarou Levi Paes de Oliveira, do povo Munduruku e membro do Comitê Regional de Manaus.


Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.