Panorama
 
 
 
 

LEVI’S ADERE À MODA LIMPA

Panorama Ambiental
Dezembro de 2012

Notícia - 13 - dez - 2012
Conhecida por suas famosas calças jeans, Levi’s aderiu à campanha DETOX para eliminar as substâncias tóxicas de sua cadeia de produção
Seguindo os recentes passos da Zara, a Levi’s assumiu hoje o compromisso DETOX e prometeu eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de fornecedores e de produtos até 2020. Ponto para você, que participou da pressão global para fazer a empresa, conhecida por suas calças jeans, a adotar práticas mais limpas.

Como parte de seu compromisso, a Levi’s pedirá a 15 de suas maiores fornecedoras na China, no México e em outras partes do mundo a revelar publicamente quais substâncias utiliza em seus processos de fabricação até junho de 2013. Ao final do próximo ano, outras 25 fornecedoras deverão seguir os mesmos critérios de transparência. Esta medida permitirá, ao menos, que todas as pessoas vizinhas a estas fábricas saibam que substâncias estão contaminando seu ambiente local.

“Mais do que nunca, vemos marcas como a Levi’s escutarem o clamor público por uma moda sem tóxicos. Agora será só uma questão de tempo para que outras empresas como Calvin Klein, GAP e Victoria Secret se juntem à iniciativa”, disse Marietta Harjono, da campanha de tóxicos do Greenpeace Internacional. “Da nossa parte, continuaremos a expor estas marcas até que o uso dessas substâncias seja completamente eliminado.”

Faz apenas oito dias que o Greenpeace Internacional publicou o relatório: “Fios Tóxicos: por baixo dos panos”. Depois disso, mais de 210 mil pessoas se juntaram à campanha para pedir à Levi’s que se “desintoxique”. Outras dezenas de milhares agiram por meio do Facebook e do Twitter e mais de 700 pessoas protestaram diante de lojas da Levi’s em 80 cidades do mundo.

A Levi’s agora se tornou a 11ª marca a assumir o compromisso de eliminar até 2020 todas as substâncias tóxicas de suas cadeias de produção desde que o Greenpeace Internacional começou a campanha DETOX, em 2011.

+ Mais

A moda contra a parede

Notícia - 4 - dez – 2012 - Ativistas do Greenpeace recolheram amostras de água perto de um canal de descarte usando um barco de pesca emprestado de um pescador local. Esse canal gigante pertence a Shaoxing Water Treatment Development Co, Ltd WWTP (Shaoxing WWTP) e desemboca no rio Qiantang. © Greenpeace / Kuang Yin

Beijing, 4 de dezembro de 2012 – Investigações do Greenpeace Internacional revelaram o despejo de esgotos industriais contendo uma grande quantidade de substâncias perigosas. Elas vêm de duas Zonas Industriais localizadas na base de fabricação têxtil mais importante da China.

As investigações foram publicadas hoje no relatório “Fios tóxicos: colocando a poluição contra a parede”, que detalha quais instalações - algumas delas de produtoras têxteis de grandes marcas comerciais, como a Levi’s, Calvin Klein e GAP - estão explorando sistemas de esgotos complexos para evitar um exame detalhado dos seus processos de fabricação.

“De todas as fábricas em que estivemos nos últimos anos, nunca tínhamos visto poluição em uma escala tão grande. As amostras de esgoto colhidas provaram ser alguns dos resultados mais tóxicos que vimos ao longo de nossa campanha. Essa poluição precisa acabar”, diz Yifang Li, da Campanha de Tóxicos do Greenpeace Sudeste Asiático.

O Greenpeace investigou duas das maiores plantas de tratamento de esgoto da China (WWTP), na província litorânea de Zhejiang. Testes feitos em amostras de água coletadas próximo aos locais de despejo revelaram que os dejetos vindos da Shaoxing WWTP – a maior planta de tratamento da China em capacidade diária de processamento - e da Linjiang WWTP continham resíduos químicos tóxicos causadores de câncer e capazes de prejudicar sistemas reprodutores. Alguns deles permanecem no ambiente e se acumulam no organismo.

Investigadores do Greenpeace entraram em contato com testemunhas em comunidades locais cujo solo e água estão sendo poluídos. Muitos desses habitantes estão tão preocupados com sua saúde que, em uma área tipicamente abundante em recursos hídricos, alguns têm confiado no governo local para a entrega de água potável.

“Muitas marcas internacionais, como a Levi’s, recebem seus produtos de instalações dentro dessas Zonas Industriais, apesar de ser impossível identificar se fornecedores individuais são responsáveis pelo descarte de substâncias perigosas em seus efluentes. Isso cria uma conveniente cortina de fumaça para práticas ambientais inaceitáveis em instalações privadas, incluindo o uso e descarte de resíduos químicos perigosos pela indústria têxtil mundial”, afirmou Li.

A dispersão de substâncias químicas perigosas em sistemas de água, tanto na fabricação de roupas e após sua venda – como quando são lavados os resíduos químicos existentes nos produtos – só pode ser enfrentada com a eliminação rápida e transparente de seu uso na fonte.

“Além de estabelecer um prazo curto para eliminar as substâncias químicas mais perigosas, as marcas devem exigir que seus fornecedores revelem publicamente a descarga desses resíduos. Ambos são passos primordiais para alcançar o fim da liberação de substâncias químicas até 2020 e o Greenpeace vai continuar a expor empresas que não se responsabilizam por cada etapa de sua cadeia de fornecimento”, disse Martin Hojsik, Coordenador da Campanha de Detox do Greenpeace Internacional.


 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.