Panorama
 
 
 
 

FINALIZADA A SELEÇÃO DE ESPÉCIES DO PAN MANGUEZAL

Panorama Ambiental
Janeiro de 2013

Brasília (29/01/2013) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade e Populações Tradicionais (CNPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou mais uma reunião envolvendo representantes de povos e comunidades tradicionais para selecionar espécies de importância socioeconômica que serão alvo do Plano de Ação Nacional de Conservação dos Manguezais (PAN Manguezal).

O evento ocorreu na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), em Itamaracá (PE) e reuniu cerca de 20 representantes de povos e comunidades tradicionais que vivem em áreas estratégicas de manguezal na região Nordeste e no Espírito Santo.

Segundo a coordenadora do CNPT/ICMBio, Katia Barros, este evento foi muito importante para a seleção de espécies do PAN Manguezal. “Com a reunião fechamos um ciclo importantíssimo, identificando espécies prioritárias para a segurança alimentar, geração de renda e usos tradicionais de diversos povos que utilizam as áreas de manguezais brasileiras”. A metodologia utilizada pelo CNPT/ICMBio para a seleção das espécies a serem abrangidas pelo PAN Manguezal representou um marco na forma de identificar espécies a serem trabalhadas nos planos de ação nacional, pois permitiram a efetiva participação de diversos atores sociais no processo e não somente a participação do setor acadêmico-científico.

Para o analista ambiental do CNPT/ICMBio, Marcelo Vidal, a troca de experiências entre os participantes oriundos dos diferentes estados da região Nordeste e também do Espírito Santo, foi o ponto de destaque durante a reunião. “A diversidade de saberes e realidades socioeconômicas trazidas por cada participante promoveu um rico diálogo sobre as expectativas que os povos e comunidades tradicionais da região apresentam junto ao PAN Manguezal”, frisou.

Como resultado da reunião foram selecionadas 17 espécies (veja tabela abaixo) de importância socioeconômica, identificadas as principais ameaças enfrentadas pelas espécies e pelo ecossistema manguezal e selecionados os representantes de povos e comunidades tradicionais que irão participar das Oficinas Regionais de Planejamento do PAN Manguezal em 2013. Os participantes fizeram uma visita técnica as dependências do CMA/ICMBio, conhecendo as instalações e atividades desenvolvidas pelo centro.

+ Mais

ICMBIO APRESENTA CARTILHA PARA PESQUISAS COM PRIMATAS

Brasília (17/01/2013) - “Protocolos para coleta de dados sobre primatas em unidades de conservação da Amazônia” é o nome da cartilha lançada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no final de 2012. As informações incluídas na publicação foram baseadas nas experiências do projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia e fundamentadas na bibliografia existente sobre o tema. Estes protocolos tratam desde os procedimentos relativos à coleta de material biológico, quanto a práticas de censo por transecções lineares, passando por entrevistas em comunidades e registros casuais de primatas na natureza e em cativeiro.

Segundo Marcelo Vidal, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Socio-biodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) do ICMBio e organizador da cartilha, a publicação foi elaborada para atuar como um guia de procedimentos que poderá ser utilizado por biólogos, médicos veterinários e outros profissionais que realizam pesquisas e projetos com interface na primatologia, contribuindo assim para a geração de informações científicas sobre a diversidade dos primatas do bioma amazônico, em especial das suas unidades de conservação.

Para Liliam Pinto e Leandro Jerusalinsky, respectivos coordenadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM/ICMBio) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio) a cartilha é uma ferramenta que pode potencializar o desenvolvimento de pesquisadores e pesquisas em primatologia no ICMBio e em outras instituições, auxiliando assim no aumento do conhecimento sobre espécies ameaçadas e deficientes em dados.

O projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia é desenvolvido pelo CEPAM/ICMBio, CPB/ICMBio, as Florestas Nacionais de Tefé (AM) e do Purus (AM), Parques Nacionais do Viruá (RR) e do Jamanxim (PA), Reservas Biológicas do Lago Piratuba (AP) e do Guaporé (RO), todas unidades de conservação sob gestão do ICMBio. Além das unidades e dos centros de pesquisa, o Projeto conta também com a parceria do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Wildlife Conservation Society.

+ Mais

ICMBIO E IBAMA ALINHAM ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO

Sandra Tavares
Brasília (17/01/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciaram em janeiro de 2013, rotina de reuniões mensais para coordenar as operações de fiscalização e de combate a incêndios florestais dos dois órgãos. A meta é convergir esforços para um consequente ganho nas atividades de proteção. Entre os temas discutidos, a necessidade de ampliar a proteção às unidades de conservação (UC) marinhas, inclusive com a aquisição de embarcações, o compartilhamento de informações de inteligência, a localização e o pronto emprego de brigadas de combate a incêndios, a necessidade de maior controle sobre a caça, inclusive com fiscalização de restaurantes, e o planejamento conjunto de operações na Amazônia.

A primeira reunião do ano entre a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio) e a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama) aconteceu na última terça feira, (15) na sede do ICMBio, em Brasília. Na ocasião ficou acertada uma agenda de encontros mensais entre as duas diretorias, para dar continuidade à construção e execução de uma estratégia conjunta de combate aos ilícitos ambientais.

O diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro de Castro da Cunha e Menezes destacou na reunião a importância das duas instituições estabelecerem parcerias eficazes, inclusive investindo em capacitação conjunta do corpo de fiscais. “É importante que as doutrinas de fiscalização tanto do ICMBio quanto do Ibama estejam em sinergia, para que em campo tenhamos atuações cada vez mais integradas”, frisou.

Dessa primeira reunião saiu o compromisso das duas autarquias construírem um acordo de cooperação, no qual constarão detalhes da parceria, que poderá envolver cessão ou empréstimo de aeronaves ou embarcações para as operações de fiscalização no mar, bem como intercâmbio de infraestrutura, equipamentos e brigadas para as ações de combate aos incêndios florestais.

Em um segundo momento as reuniões mensais poderão ampliadas. “Queremos envolver o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Polícia Federal (PF) e Marinha do Brasil, agregando mais às ações que serão planejadas em conjunto”, reiterou o diretor Pedro de Castro da Cunha e Menezes.

 
 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.