Panorama
 
 
 
 

VITÓRIA BRASILEIRA EM BANGCOC: APROVADA PROPOSTA DE
CONTROLE DO COMÉRCIO DE ESPÉCIES DE TUBARÕES

Panorama Ambiental
Março de 2013

Brasília (14/03/2013) - Com o apoio de mais de 120 países, foi aprovada a proposta brasileira de maior controle do comércio de três espécies de tubarão-martelo (Sphyrna mokarran, Sphyrna lewini, Sphyrna zygaena), todos ameaçados pelo comércio internacional de nadadeiras, usadas nas famosas "sopas de barbatanas", iguaria da culinária Oriental. Os animais foram incluídos no Anexo 2 da 16ª Conferência da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), que terminou hoje (14) em Bangcoc, na Tailândia.

O Brasil também foi coautor da proposta de inclusão, no Anexo 2, dos tubarrões galha-branca (Carcharhinus longimanus) e sardo (Lamna nasus) e de duas espécies de raias, a jamanta (Manta birostris) e a manta de recife (Manta alfredi).

Uma boa articulação de governo levou o Brasil à conquista de um dos acordos ambientais mais importantes da Convenção. Outros países haviam proposto anteriormente, na COP 15, o controle do comércio para essas mesmas espécies e não alcançaram êxito. A construção conjunta Ibama e ICMBio da proposta técnica e do informe, que foram os documentos apresentados e defendidos na COP-16, a articulação política do Ministério do Meio Ambiente e a atuação do Ministério das Relações Exteriores resultaram na conquista de mais de dois terços dos votos necessários para emplacar a proposta.

Esta é a primeira medida em escala global importante para estas espécies. Com a decisão, o comércio internacional começará a ter algum controle, o que permitirá a obtenção de dados e a adequação desse comércio à capacidade de suporte dessas espécies, cujo papel biológico é fundamental.

A diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Hanry Coelho, acredita que "o esforço conjunto, somado a uma boa articulação (interna e externa) e a uma boa proposta técnica, levou o Brasil a aprovar a importante medida." O Ibama foi representado pelas analistas ambientais Claúdia Melo e Wanda Carvalho - na foto, com os demais membros da delegação brasileira.
Ascom/Ibama

+ Mais

Agência de Cooperação Japonesa seleciona projeto de monitoramento do Ibama entre os mais bem-sucedidos do mundo
Brasília (18/03/2013) – O Ibama recebeu homenagem da Jica – Agência Internacional de Cooperação Japonesa – pelo trabalho conjunto para o desenvolvimento de uma metodologia de detecção de desmatamento por radar através das nuvens. O projeto, que teve duração de três anos e foi encerrado em julho de 2012, foi conduzido pelo Ibama e pela Polícia Federal em cooperação com a Jica. A Agência premiou apenas quatro projetos entre as centenas existentes pelo mundo com os quais ela coopera.

No Ibama, as ações são coordenadas pelo Centro de Sensoriamento Remoto (CSR), responsável pelo monitoramento do desmatamento na Amazônia. A importância desse trabalho pode ser medida pelo índices de desmatamento em queda contínua. O Ibama tem procurado se modernizar e vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologias, estratégias e metodologias cada vez mais sofisticadas e inovadoras no combate ao crime ambiental.

“O que se pretende é criar uma solução alternativa para monitorar o desmatamento sob a cobertura de nuvens", observa Luciano Evaristo, diretor de Proteção Ambiental.

O presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, recebeu a homenagem acompanhado da equipe da Diretoria de Proteção Ambiental (à qual o CRS é vinculado) em jantar oferecido pela Jica na quinta-feira (14). “O projeto de monitoramento apoiou as ações do instituto no combate ao desmatamento, facilitando a pronta resposta das equipes de fiscalização”, afirmou.
Ascom Ibama
Fotos: Patrícia Takeda - Jica

 
 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.