Panorama
 
 
 
 

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS QUER CONHECER AS QUESTÕES PRIORITÁRIAS DAS PESSOAS

Panorama Ambiental
Abril de 2013

18/04/13 - A Organização das Nações Unidas – ONU está liderando uma pesquisa global que tem como objetivo capturar as opiniões dos indivíduos, prioridades e pontos de vista, para que os líderes globais possam ser informados de suas opiniões no processo de construção da nova agenda de desenvolvimento global.

Usando uma interface interativa e dinâmica, o MEU Mundo pede que as pessoas escolham seis questões, entre dezesseis opções, que elas consideram prioritárias em suas vidas. As dezesseis questões são absolutamente importantes, o que torna bastante difícil escolher as seis que se destacam. Todas as questões foram criadas com base nas prioridades expressas por pessoas de baixa renda em pesquisas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e são relacionadas a sustentabilidade, segurança, governança e transparência.

Até o ano de 2015, a ONU quer envolver o maior número de pessoas e países possíveis com o MEU Mundo: cidadãos de todas as idades, gêneros, origens, e particularmente, pessoas de baixa renda e comunidades marginalizadas do mundo.

Os resultados serão submetidos, primeiramente, ao Painel de Alto Nível para o pós-2015 do Secretário-Geral da ONU, antes de seus encontros em Monróvia, Bali, Nova York, e serão integrados ao relatório final com recomendações para um novo quadro de desenvolvimento em maio de 2013.

Enquanto isso, o MEU Mundo continuará coletando as opiniões das pessoas até 2015. Os resultados serão compartilhados com o Secretário-Geral da ONU e líderes globais à medida que eles preparam a próxima agenda de desenvolvimento para o ano de 2015.

A Fundação World Wide Web e Instituto de Desenvolvimento Internacional são parceiros da ONU nessa pesquisa.

+ Mais

Assinada a resolução que disciplina o licenciamento em áreas de mananciais

11/04/13 - O secretário de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, assinou na quarta-feira, 10, resolução que disciplina o licenciamento ambiental dos Programas de Recuperação de Interesse Social (PRIS) no âmbito da Legislação Estadual de Proteção e Recuperação dos Mananciais das Bacias Hidrográficas dos Reservatórios Billings e Guarapiranga.

A resolução é fruto do trabalho e de discussões entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e prefeitos dos municípios do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que chegaram a um entendimento comum do que é necessário para que os PRIS sejam licenciados nessas áreas.

Para o secretário Bruno Covas, agora será possível deslanchar muitos projetos que estavam encalhados por falta de consenso entre técnicos do estado e dos municípios. Com a resolução, haverá maior agilidade para o licenciamento ambiental dos PRIS, que consistem no conjunto de medidas e intervenções de caráter corretivo das situações degradacionais existentes e de recuperação ambiental e urbanística, previamente identificadas pelo poder público competente, com o objetivo de melhoria das condições de saneamento ambiental e regularização fundiária dos locais enquadrados na categoria de Área de Recuperação Ambiental 1. Trata-se, pois, de um grande avanço ambiental, que melhorará a qualidade vida das pessoas que vivem nessas áreas, bem como a qualidade ambiental dos mananciais que abastecem grande parte dos municípios paulistas.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.