Panorama
 
 
 
 

TERRA INDÍGENA KAYABI É HOMOLOGADA PELA PRESIDENTA DILMA

Panorama Ambiental
Abril de 2013

26 de abril de 2013 - O decreto de homologação da Terra Indígena Kayabi foi publicado na última quinta-feira, 24, no Diário Oficial da União. Localizada entre os municípios de Apiacás, no estado de Mato Grosso, e Jacareacanga, no estado do Pará, a TI foi homologada pela presidenta Dilma, para a posse permanente dos povos Kayabi, Munduruku e Apiaká, com superfície 1.053.257 hectares.

As notícias que se tem dos Kayabi, desde o século XIX, caracterizam este grupo como habitantes tradicionais do interflúvio Juruena/Teles Pires. Em 1884, os Kayabi foram mencionados pela primeira vez na literatura com um nome parecido com o atual. A primeira frente de expansão nacional a penetrar o território Kayabi, com exceção dos bandeirantes à procura de minérios, foi formada por seringueiros, no final do século XIX.

Em 1915, o então Cel. Cândido Rondon, à época Chefe da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, instruiu o Ten. Pyrineus de Souza que teve diversos contatos com os Kayabi. Essas informações determinaram o início das ações de atração e pacificação do Serviço de Proteção aos Índios - SPI com os Kayabi, com a fundação do Posto Pedro Dantas em 1922. Em 1936, os Kayabi já eram vistos na foz do Teles Pires e até na Missão Católica do rio Cururu, onde foram localizados por Curt Nimuendaju.

O processo recente de demarcação da terra indígena teve início em 1993, com os estudos de identificação e delimitação da área de uso tradicional, e foi declarada pelo Ministro da Justiça como de ocupação permanente indígena, por meio da Portaria Declaratória nº 1149/MJ/2002.

 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.