Panorama
 
 
 
 

AVALIADAS 202 AVES DO CERRADO E PANTANAL

Panorama Ambiental
Maio de 2013

Victor Souza - Brasília (16/05/2013) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de divulgar as primeiras informações sobre a Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal, realizada na semana passada, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), em Iperó (SP).

Segundo o Cemave, foram analisadas 202 espécies de aves. Dessas, duas foram consideradas Criticamente em Perigo (CR), oito Em Perigo (EN), nove Vulneráveis (VU), seis Quase Ameaçadas (NT), doze com Dados Insuficientes (DD) e 155 em situação Menos Preocupante (LC). Dez espécies foram incluídas na categoria Não Aplicável (NA) para uma avaliação no Brasil.

Ainda segundo o Cemave, a avaliação foi feita com base nos critérios e categorias da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês). O resultado detalhado dos estudos só será divulgado após a validação dos dados que deve ser feita por um outro grupo de especialistas.

Participaram da oficina 11 pesquisadores de diversas instituições – Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ONG Angá, de Minas Gerais. A organização foi da Coordenação de Avaliação da Biodiversidade (Coabio) e do Cemave.

Avaliação das aves brasileiras

O Cemave é responsável pela avaliação do estado de conservação das aves brasileiras. O processo envolve as seguintes etapas: compilação de dados, consulta ampla à sociedade científica, oficina de avaliação, validação e publicação dos resultados.

Desde 2010, foram realizadas cinco oficinas de avaliação que abrangeram aves dos biomas Caatinga, Amazônia, Cerrado e Pantanal, além de aves limícolas (dependentes de ambientes úmidos), sendo avaliados 972 táxons, dos quais 763 já foram validados e seguiram para publicação.

Restam ainda quase 900 espécies de aves a serem avaliadas. Esse primeiro ciclo de avaliação do estado de conservação das aves brasileiras será encerrado em 2014.

A próxima oficina de avaliação, que ocorrerá entre 29 de julho e 2 de agosto na Acadebio, abrangerá cerca de 200 espécies, incluindo aquelas que ocorrem em toda a Mata Atlântica; as endêmicas (exclusivas) da Mata Atlântica de Sergipe ao Rio Grande do Norte; e algumas espécies endêmicas da Amazônia que não foram contempladas nas oficinas anteriores.

As espécies que se distribuem tanto na Mata Atlântica quanto na Amazônia também serão avaliadas nesse grupo.

Para essa nova reunião serão convidados cerca de 20 pesquisadores com experiência na Mata Atlântica e na Amazônia. Atualmente, o processo se encontra em fase de compilação de dados e consulta ampla, aberta até 14 de julho.

 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.