Panorama
 
 
 
 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
É DISCUTIDO NA CETESB

Panorama Ambiental
Maio de 2013

23/05/2013 - Com o objetivo de apresentar, discutir e sanar as dúvidas de forma a contribuir para a compreensão acerca das diversas formas de licenciamento ambiental aos profissionais que atuam na área, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, juntamente com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, seção SP, e a Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas realizaram o seminário Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo, no dia 22/05, na sede da Companhia, em São Paulo. No período da manhã, as apresentações ficaram a cargo de Mauro Kazuo Sato, gerente de Normas e Procedimentos da CETESB, que discorreu sobre “Licenciamento de Fontes de Poluição”. Sato falou das atividades sujeitas a avaliação de impacto ambiental; procedimentos; as fases de Licença Prévia – LP, Licença de Instalação LI e a de Operação – LO, e os prazos de validade das licenças. Segundo Sato, de 2008 a 2012, foram emitidas 30 mil licenças por ano.

Para Ana Cristina Pasini da Costa, diretora da CETESB, de Avaliação de Impacto Ambiental, em sua apresentação, com o título “Licenciamento com Avaliação de Impactos”, o maior problema na questão do licenciamento com impacto é administrar os conflitos. “Sofremos pressões de todos os lados, do empreendedor, da população que não quer uma obra de grande impacto em seu município, como por exemplo, uma penitenciária, ou aterro sanitário, e a do governo, que precisa do empreendimento”, desabafou a diretora.

Ela discorreu sobre os conceitos de avaliação de Impacto Ambiental, dos procedimentos prévios; impactos e previsão de medidas mitigadoras; as licenças de acordo com a fase de implementação do empreendimento. Falou ainda das restrições ambientais e legais; dos instrumentos de licenciamento, e de apoio ao licenciamento, e dos procedimentos. Na opinião da diretora, a participação pública deveria ser mais efetiva, com mais reuniões regionais e audiências públicas exaustivas.

Os temas “Autorizações para a Supressão de Vegetação e Intervenções em Áreas Protegidas”, e “Licenciamento de Parcelamento do Solo”, foram apresentadas por Adriana Maira Rocha Goulart, gerente da Divisão de Apoio e Gestão de Recursos Naturais, e por Célia Regina Buono Palis Poeta, gerente do Departamento de Apoio Técnicos, ambas da CETESB.

No período da tarde do seminário, ás apresentações, “A Outorga de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo”; “Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico”, e “O papel do IBAMA no licenciamento Ambiental”, ficaram a cargos de Leia de Carvalho Gomes, diretora de Procedimentos de Outorgas e Fiscalização do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE; Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, e de Tathiana Bagatini, analista ambiental; respectivamente.

A abertura do seminário, que reuniu cerca de 290 participantes, contou com as presenças do vice-presidente da CETESB, Nelson Roberto Bugalho, e do seu diretor de Controle e Licenciamento Ambiental, Geraldo do Amaral Filho. O evento foi coordenado por Tânia Mara Tavares Gasi, gerente da divisão de Gestão do Conhecimento da CETESB e 2ª Secretária da ABES/SP.
Texto: Rosely Ferreira

+ Mais

Okano assina contratos de 30 milhões do FEHIDRO

17/05/2013 - O presidente da CETESB, Otavio Okano, participou do evento de assinatura de 79 contratos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, realizado em 16/05, no Palácios dos Bandeirantes, quando o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, receberam prefeitos de 41 municípios, representantes de autarquias municipais e serviços de água e esgoto e da sociedade civil.

Okano frisou a importância da assinatura dos contratos, observando, na oportunidade, que “a preservação ambiental e das águas é fundamental para assegurar um futuro prospero para a população de nosso Estado.”

O FEHIDRO é a instância econômico - financeira do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SIGRH. Seu objetivo é dar suporte à Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, a fim de melhorar e proteger os corpos d’água e suas bacias hidrográficas. Os programas e ações têm que estar vinculados diretamente às metas do Plano de Bacia Hidrográfica e em acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH.

Podem se candidatar para receber os recursos do FEHIDRO pessoas jurídicas de direito público, da administração direta e indireta do Estado e dos municípios de São Paulo; concessionárias e permissionárias de serviços públicos, com atuação nas áreas de saneamento, meio ambiente ou aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos; consórcios intermunicipais; entidades privadas sem fins lucrativos, que sejam usuárias ou não de recursos hídricos e visem a proteção ao meio ambiente ou atuem na área de recursos hídricos do Estado de São Paulo ou da bacia hidrográfica; e pessoas jurídicas de direito privado, com finalidade lucrativa e que sejam usuárias de recursos hídricos.

“Hoje, são mais 79 contratos sendo assinados, em março já assinamos outros 56. Todos com o objetivo de preservar os mananciais do nosso Estado e o Meio Ambiente”, disse o secretário Edson Giriboni, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

Assinaram contratos os prefeitos e representantes das cidades de Agudos, Altinópolis, Álvares Florence, Amparo, Aparecida, Araraquara, Artur Nogueira, Barretos, Caiuá, Cajati, Campo Limpo Paulista, Capivari, Cedral, Cerquilho, Cosmópolis, Cosmorama, Dois Córregos, Espírito Santo do Turvo, Garça, Guapiaçu, Ibirarema, Ibiúna, Igaraçu do Tietê, Ilha Solteira, Itapira, Itupeva, Jaboticabal, Jaguariúna, Jardinópolis, Lençóis Paulista, Macatuba, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Castelo, Nova Independência, Paulistânia, Peruíbe, Pirassununga, Pompeia, Pontalinda, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Rio Claro, Sales de Oliveira, Salmorão, Santa Adélia, Santa Maria da Serra, Santa Rita D’Oeste, Santa Rosa do Viterbo, São Carlos, São Manuel, São Pedro, Socorro, Taciba, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Tupã e Vargem Grande do Sul.

 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.