Panorama
 
 
 
 

PLANO PROTEGE RÉPTEIS E ANFÍBIOS AMEAÇADOS

Panorama Ambiental
Maio de 2013

Brasília (20/05/2013) – O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (29) traz portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, oficializando a versão revisada do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Insular Ameaçada de Extinção, também chamado de PAN Herpetofauna Insular. O plano inicial foi aprovado em 2010.

O PAN Herpetofauna Insular tem o objetivo proteger e recuperar o ambiente e as espécies de répteis e anfíbios ameaçados de extinção, com ênfase nas espécies endêmicas (exclusivas) das ilhas marinhas do Arquipélago dos Alcatrazes e Ilha da Queimada Grande. A ideia é reverter os processos de ameaças.

O texto contempla três espécies de serpentes (Bothrops alcatraz, Bothrops insularis e Dipsas albifrons cavalheiroi) e uma de anfíbio (Scinax alcatraz) ameaçadas de extinção e abrange ilhas marinhas localizadas no litoral do Estado de São Paulo, compreendendo a Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande, a Estação Ecológica Tupinambás e as Ilhas do Arquipélago dos Alcatrazes.

As ações deverão ser realizadas até dezembro de 2015, com supervisão e monitoria anual a cargo do Centro Nacional de Pesquisa de Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), centro especializado do ICMBio.

Segundo a chefe do RAN, Vera Lúcia Ferreira Luz, já está programada uma oficina de monitoria para o período de 17 a 21 de junho, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), centro de formação do ICMBio em Iperó (SP).

+ Mais

OFICINA AVALIA PLANO DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA DO XINGU

Brasília (23/05/2013) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com a Norte Energia S.A., acaba de promover a 1ª Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e Endêmicas da Fauna da Região do Baixo e Médio Xingu, também chamado de PAN Fauna Xingu.

O evento ocorreu na cidade de Altamira, no Pará, e contou com a participação de representantes do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Universidade Federal do Pará, Biota, Ministério da Pesca, Ibama, Leme Engenharia, Colônia de Pescadores Z-70 e da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Vitória do Xingu, Secretária de Meio Ambiente do Pará, da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira e da Fiocruz, bem como do Cenap, Cepam e da Coordenação de Planos de Ação (Copan).

Durante os trabalhos, realizados na semana passada, entre os dias 16 e 17, foram avaliadas 93 ações do plano. Dessas, 24% apresentaram resultados de acordo com o previsto no planejamento e 2% foram concluídas. Foram propostas ainda oito novas ações, sendo a maioria relacionada à entrada do Ministério da Pesca e da Fiocruz como articuladores do PAN.

O PAN Fauna Xingu abrange quatro espécies de moluscos bivalves (marisco-pantaneiro, marisco-estilete, marisco-de-água-doce e marisco saboneteira), quatro espécies de peixes (tucunaré do Xingu, acari-zebra, pacu-capivara e arraia negra), duas aves (arara azul e ararajuba), dez mamíferos terrestres (coatá de testa branca, cuxiú-de-uta-hick, morcego-orelha de funil, tamanduá bandeira, tatu canastra, gato maracajá, onça pintada, suçuarana, cachorro do mato vinagre) e dois mamíferos aquáticos (ariranha e peixe-boi-da-amazônia).

O próximo passo agora é a edição do livro do PAN, que deverá ser distribuídos entre as instituições parceiras e demais setores da sociedade relacionados com o tema. O material está em fase final de revisão e deverá ser publicado no segundo semestre deste ano. A próxima oficina de monitoramento ficou agendada para abril de 2014.

Os PANs

Os Planos de Ação Nacionais são um instrumento de gestão de conservação das espécies e ambientes naturais. Coordenados pelo ICMBio, reúnem vários segmentos (universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais e da sociedade civil) que ficam encarregados de articular um conjunto ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de animais e plantas e, também, ecossistemas.

As oficinas de monitoria servem para verificar a efetividade das ações e promover, quando necessário, correções para assegurar o êxito dos esforços das instituições envolvidas na execução do PAN.

O Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e Endêmicas da Fauna da Região do Baixo e Médio Xingu teve como ponto de partida a identificação de um conjunto de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, localizada na região conhecida como Volta Grande do Xingu.

A estratégia cumpre a condicionante 2.28 da Licença Prévia (LP) 342/2010, da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, de acordo com o oficio nº 27/2010 do ICMBio. O ofício determina a elaboração do Plano de Ação para espécies ameaçadas que ocorrem na área geográfica de influência direta e indireta da hidrelétrica.

 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.