Panorama
 
 
 
 

PROJETO DE LEI 249 – AUTORIZAÇÃO PARA CONCESSÃO DE USO DE ESPAÇOS EM ÁREAS VERDES

Panorama Ambiental
Maio de 2013

08/05/13 - O projeto de Lei é uma autorização de concessão de uso do espaço com o objetivo de oferecer melhores serviços para a população, tais como: exploração de restaurante, estacionamento, trilhas, monitorias, loja, a exemplo do que é feito nos principais parques federais brasileiros e no mundo. Resultado esperado: melhoria da infraestrutura, aumento do número de visitantes e desenvolvimento de atividades múltiplas de ecoturismo. Importante ressaltar que com a concessão, recursos da iniciativa privada acabam por desonerar o Estado que prioriza sua função primordial: a conservação das áreas. O projeto não trata de privatização de parques e sim de concessão de uso de algumas áreas. Os parques continuam sendo propriedade do Estado.

Mais uma observação importante: a exploração por parte do concessionário tem que manter e fomentar os objetivos definidos na legislação ambiental respeitando e priorizando as vocações características de cada unidade.

O projeto de Lei busca autorização para conceder o uso remunerado das unidades. O contrato de concessão será feito em momento posterior em que serão definidas todas as obrigações/regras a serem cumpridas pelo concessionário dependendo de aprovação do CONSEMA e dos órgãos gestores das unidades.

+ Mais

Xixová-Japuí ganhará R$ 1 milhão em investimentos

03/05/13 - O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 1 milhão no Parque Estadual Xixová-Japuí. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, ao lado do diretor executivo da Fundação Florestal, Olavo Reino Francisco, anunciou nesta terça-feira, 30 de abril, a construção de uma guarita de proteção e um novo centro de visitantes, com sede administrativa, para a unidade de conservação que fica entre os municípios litorâneos de São Vicente e Praia Grande.

O novo centro de visitantes contará com auditório e área de exposições. Para o secretário Bruno Covas os investimentos serão importantes para promover uma interação entre o parque e as comunidades locais e do entorno. A previsão da Fundação Florestal – FF é de que os equipamentos sejam entregues a população no período de um ano. Os recursos são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O vereador Junior Bazzello acompanhou a visita ao parque. Ao final, o secretário apresentou o projeto ao prefeito Luís Cláudio Billi (PP).

Localizado em meio a Região Metropolitanada Baixada Santista, território densamente urbanizado, o PEXJ é um fragmento de Mata Atlântica com caracteristicas naturais, paisagísticas e histórico-culturais únicas.

O turismo de massa durante a estação do verão é uma constante nos municípios de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente, prática facilitada ainda mais devido à proximidade destes centros da Capital Paulista. Neste contexto, o PEXJ é amplamente explorado por turistas locais, em sua maioria, e não locais, eventuais e/ou permanentes, que procuram áreas com alta beleza cênica e pouco exploradas, mas que muitas vezes trazem para a unidade características de um turismo desordenado e altamente impactante ao meio.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.