Panorama
 
 
 
 

SMA DISCUTE ZEE COM AS COMUNIDADES
QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA

Panorama Ambiental
Junho de 2013

12/06/13 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, por intermédio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, promoveu, no último dia 6, oficina participativa com representantes das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. O objetivo da oficina era prestar esclarecimentos e levantar a discussão sobre o processo de construção do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) em andamento.

A oficina aconteceu na sede do Parque Estadual da Caverna do Diabo, com apoio da Fundação Florestal (FF), do Instituto Socioambiental (ISA), da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRBN da SMA, e das prefeituras municipais de Itaoca, Iporanga, Registro e Eldorado.

Definido por legislação específica em âmbito nacional e estadual, o ZEE constitui um instrumento de ordenamento territorial e planejamento ambiental que visa identificar e definir o potencial e a vocação de cada área do território (acompanhe neste link o andamento do processo do Gerenciamento Costeiro no Vale do Ribeira).

Os quilombolas receberam a explicação sobre o que é Zoneamento Ecológico-Econômico e como a legislação classifica as zonas de acordo com os usos existentes e pretendidos para o futuro. A proposta é incorporar as demandas das comunidades na minuta de decreto que instituirá o ZEE.

Os representantes do ISA e da comunidade quilombola São Pedro fizeram um breve relato sobre como se deu o processo de planejamento territorial do quilombo, destacando que as comunidades precisam pensar nas possibilidades e necessidades de usos futuros, tanto em relação às formas de manejo tradicional, quanto de outras atividades de geração de renda sustentáveis para o território, relacionando-os no documento do ZEE.

Com essas informações e a realização, nos próximos meses, de oficinas complementares, a pedido dos representantes quilombolas, a CPLA/SMA abre o diálogo com as comunidades no sentido de consolidar a sua participação na construção do ZEE.

Após a conclusão da minuta do decreto, esta será encaminhada para consulta nas audiências públicas e para deliberação do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA. Somente depois dessa etapa é que o texto será encaminhado para sanção do governador.

Paralelamente às atividades com as comunidades, a CPLA continua os trabalhos do ZEE por meio do Grupo Setorial de Coordenação do GERCO e por meio do apoio às prefeituras na elaboração de propostas para a discussão no Grupo.

+ Más

SMA e Banco Mundial visitam Comunidade Quilombola Nhunguara

18/06/13 - Técnicos da SMA (Secretaria do Meio Ambiente), da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Fundação ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e representante do Banco Mundial visitaram, no último dia 12, a Comunidade Quilombola de Nhunguara, situada no entorno do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), no município de Iporanga. A visita fez parte dos preparativos finais para assinatura de convênio que a Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara firmará com a SMA para recebimento de apoio financeiro que visa a implantação de projeto de melhorias e inovações no viveiro de mudas florestais nativas e frutíferas da comunidade.

O projeto dessa comunidade foi selecionado entre 45 propostas apresentadas em atendimento ao edital lançado no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado.

Foram visitados o viveiro de mudas (que já funciona há 14 anos), equipamentos públicos e a fábrica comunitária de alimentos artesanais. Também foi realizada uma reunião com a comunidade.

Marilin Rehnfeldt, consultora do Banco Mundial, especialista em Salvaguardas Sociais, ficou satisfeita com o envolvimento e o engajamento da comunidade no projeto. José de Paula, liderança da Associação, informou que o projeto é muito importante para comunidade, que já vem buscando alternativas sustentáveis de geração de renda para a permanência dos quilombolas em seu território.

O projeto será um marco na atuação da Secretaria do Meio Ambiente na consolidação de parcerias voltadas ao desenvolvimento de atividades econômicas que permitam o incremento de renda das comunidades tradicionais e agricultores familiares com conservação da biodiversidade.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.