Panorama
 
 
 
 

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL GARANTE PRIMEIRA UC DE SOROCABA

Panorama Ambiental
Julho de 2013

30/07/13 11:55
A cidade de Sorocaba ganhou este ano uma unidade de conservação (UC). O Parque da Biodiversidade foi inaugurado em junho. Agora, o local está ganhando a recuperação da mata nativa. O secretário estadual do Meio Ambiente, a secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara Carvalho, a chefe do departamento de Meio Ambiente da Toyota, Saori Yano, e o assessor de relações governamentais da Toyota, Thiago Sugahara, visitaram o local nesta sexta-feira, 26 de julho.

O Parque da Biodiversidade propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na zona norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico. O Parque ainda garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

O Parque da Biodiversidade contará com uma área para estacionamento, espaço multiúso, quiosque e portaria. O espaço multiúso será utilizado como uma área de educação e recepção para visitantes. Já o quiosque será utilizado em atividades pedagógicas. Todos esses espaços possuem total acessibilidade.

Além da acessibilidade, com piso tátil e banheiros adaptados, o projeto também possui características sustentáveis: iluminação led fotovoltaica para captação de energia solar, madeira certificada, core e material utilizado no telhado do salão multiúso com capacidade térmica e, futuramente, um sistema de captação de água.

O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos são da Câmara de Compensação Ambiental, repassados pelo Governo do Estado de São Paulo à Prefeitura. O valor é originário da empresa automobilística Toyota, como compensação ambiental pela implantação do complexo industrial de Sorocaba.

“O Parque tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba”, afirmou o secretário Bruno Covas.

+ Mais

São Paulo reduz 68% das resoluções ambientais

23/07/13 18:47
A legislação ambiental do estado de São Paulo está mais fácil de ser entendida. A Secretaria do Meio Ambiente – SMA iniciou uma revisão da legislação ambiental e reduziu as 1.240 resoluções vigentes até dezembro de 2012 para 389 este ano. A informação foi anunciada pelo secretário Bruno Covas, que apresentou as ações da pasta, nesta terça-feira (23/07), na reunião mensal dos membros do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Baixamos as resoluções vigentes sem nenhuma flexibilização ambiental, não reduzimos qualquer tipo de proteção, nós apenas tornamos clara qual é a legislação aplicável em cada caso”, afirmou Bruno Covas.

De acordo com o secretário, a revisão da legislação ambiental torna mais fácil a aplicação das regras. “A quantidade excessiva de resoluções dificulta o trabalho técnico e o entendimento das regras. Juntamos numa só resolução todas aquelas que tratam do mesmo assunto. Ganha o meio ambiente, o empreendedor, o fiscal”, acrescentou. O próximo passo para simplificar a legislação ambiental será rever os decretos e as leis ambientais.

O secretário apresentou as principais ações da SMA para o Conselho da Fiesp, presidido por Walter Lazzarini. Entre os assuntos destacados pelo secretário estão a diminuição do prazo médio de análise do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para 128 dias, a parceria entre governo estadual e iniciativa privada para implantação de programas de logística reversa e o investimento de R$ 60 milhões do Estado de São Paulo por meio do Crédito Ambiental Paulista.
Texto: Lucas Campagna Filho, com informações da Agência Indusnet Fiesp

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.