Panorama
 
 
 
 

CPB AVALIA AÇÕES PARA SALVAR PRIMATAS DO NORDESTE

Panorama Ambiental
Julho de 2013

Victor Souza - Brasília (10/07/2013) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de realizar a 1ª Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Primatas do Nordeste. O encontro, que ocorreu na semana passada (dias 1º e 2), na sede da Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo (PB), teve a finalidade de avaliar o ritmo de execução das ações do plano.

O objetivo do PAN Primatas do Nordeste é garantir, até dezembro de 2016, pelo menos cinco populações viáveis para cada uma de suas cinco espécies-alvo – macaco-prego-galego (Cebus flavius), guariba (Alouatta belzebul), guigó (Callicebus barbarabrownae), guigó-de-coimbra-filho (Callicebus coimbrai) e macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus xanthosternos) – em diferentes ecossistemas nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A oficina de monitoria é o momento de avaliação do andamento das ações do PAN, quando são feitas, entre outras coisas, as atualizações necessárias, o levantamento de problemas, a revisão dos articuladores e colaboradores e o estabelecimento de prazos para a execução dos trabalhos.

Matriz de metas

Na 1ª Oficina do PAN dos Primatas do Nordeste, além da revisão das ações previstas quando da criação do plano, foram apresentadas novas propostas e também elaborada a Matriz de Metas e Indicadores, ferramenta que possibilita um melhor direcionamento e acompanhamento da implementação das atividades.

Além da equipe técnica do CPB/ICMBio, participaram do evento pesquisadores e representantes de diversas instituições parceiras do PAN, como as universidades federais da Paraíba (UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN), Rural de Pernambuco (UFRPE); a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE); o Parque Dois Irmãos (Recife/PE); a Prefeitura Municipal de Lamarão (BA); a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe; os centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) da Bahia e da Paraíba; o Zoológico de Salvador (BA); a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba; o Monumento Natural do São Francisco; a Coordenação Regional 6 (CR-6/ICMBio); a Reserva Biológica Guaribas; a Associação Nordesta Reflorestamento e Educação; e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Cativeiro

Aproveitando a presença de participantes da oficina, especificamente os ligados à manutenção de animais silvestres em cativeiro, o CPB promoveu na sexta-feira (5), na sua sede, João Pessoa (PB), reunião para avaliar a necessidade de criação de um programa de cativeiro para macaco-prego-do-peito-amarelo, uma das espécies contempladas pelo PAN Primatas do Nordeste.

Na ocasião, foram levantados aspectos do conhecimento atual sobre as populações in situ e ex situ (respectivamente em seu lugar de origem e fora dele) da espécie, que pudessem justificar a criação do programa.

Ao final, embora os participantes tenham decidido não criar o programa neste momento, eles aprovaram uma medidas para orientar a destinação emergencial de indivíduos da espécie provenientes de apreensão ou entrega. Foi proposta, dentro do PAN Primatas do Nordeste, uma ação que intensifique os estudos populacionais em vida livre e em cativeiro para o macaco-prego-do-peito-amarelo.

 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.