Panorama
 
 
 
 

NASCEM MAIS TRÊS FILHOTES DE ARARINHA-AZUL

Panorama Ambiental
Julho de 2013

Brasília (23/07/2013) – A organização Al Wabra Wildlife Preservation, que fica no Catar, no Oriente Médio, acaba de divulgar pela imprensa mais uma vitória na preservação da ararinha azul (Cyanopsitta spixii), ave considerada extinta na natureza: o nascimento, neste mês, no seu centro de estudos, de mais três filhotes. Com isso, já são sete nesta temporada reprodutiva.

Atualmente, existem pouco mais de 80 exemplares da ave em cativeiros no Brasil, Espanha, Alemanha e Catar. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) coordena o Plano de Ação Nacional de Conservação da Ararinha-Azul e participa das ações internacionais de tentativa de recuperação de populações da espécie.

Esse trabalho é feito por meio do Projeto Ararinha na Natureza, executado conjuntamente com a Vale, a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e os mantenedores Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), da Alemanha; criadouro Nest e Fundação Lymington, do Brasil; além da Al-Wabra, do Catar.

A ideia é ampliar o mais rapidamente possível as populações em cativeiro para fazer a reintrodução da ararinha até 2021 no sertão baiano, seu habitat natural. O problema é que a ave tem dificuldade de se reproduzir em cativeiro. Exatamente, por isso,a Al Wabra recorreu no mês passado, com sucesso e pela primeira vez no mundo, à inseminação artificial. Dois filhotes nasceram através da técnica. Dois outros já haviam nascido naturalmente.

Al Wabra

Fundada pelo xeque Saoud Bin Mohamed Bin Ali Al-Thani, nobre do Catar apaixonado pela vida selvagem, a Al Wabra abraça a causa das ararinhas azuis desde o ano 2000. A organização tem uma fazenda de de 2,5 km², com mais de 2,5 mil animais de cerca de cem diferentes espécies. São aves, mamíferos e répteis, todos com algum grau de ameaça à sobrevivência.

O local não é aberto ao público e dedica-se à recuperação dos bichos, através do trabalho de veterinários, biólogos e tratadores. Lá os animais têm vida de rei: a alimentação é de qualidade superior, há berçário com cuidados especiais para pequenos órfãos, e até ar-condicionado para os mais calorentos e chuva artificial.

A Al Wabra adquiriu também terras no Brasil. A fazenda Concórdia, em Curaçá, Bahia, é justamente o local onde foi encontrado o ninho da última ararinha azul, em 2000. Com 2.380 hectares, deverá ser o local onde ocorrerão as primeiras reintrodução na natureza das aves nascidas no Catar.

Projeto Ararinha na Natureza

O projeto Ararinha-Azul integra várias instituições nacionais e internacionais, parcerias fundamentais para o sucesso da implementação e, consequentemente, para a sobrevivência da espécie.

O projeto é baseado no Plano de Ação para a Conservação da Ararinha-Azul, terá duração de cinco anos e visa ao população manejada em cativeiro e à recuperação e conservação do habitat de ocorrência histórica da espécie até 2017.

O início da reintrodução está previsto para 2021.

+ Mais

ONÇA-PINTADA TERÁ GENES MAPEADOS

Brasília (24/07/2013) – Pela primeira vez os genes da onça-pintada (Panthera onca) serão mapeados pela ciência. O animal escolhido para a pesquisa foi a onça Vagalume, um macho de 16 anos que desde filhote vive no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba, no interior paulista.

Pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão participar do projeto junto com colegas da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e Instituto Pró-Carnívoros.

Eles já estão em Sorocaba para elaborar o mapa genético do maior felino da fauna brasileira. O estudo do DNA do animal vai ajudar a desenvolver estratégias que contribuirão para sua preservação. A onça-pintada é citada no Livro Vermelho da Fauna Brasileira na categoria vulnerável.

A onça Vagalume chegou ao zoo com 45 dias de vida com dois irmãos, após escapar do cerco de caçadores em Miranda, em Mato Grosso do Sul.

 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.