Panorama
 
 
 
 

POVO PAUMARI FARÁ MANEJO SUSTENTÁVEL DO PIRARUCU NA REGIÃO DO MÉDIO PURUS/AM

Panorama Ambiental
Agosto de 2013

08/08/2013 - A população do estado de São Paulo ganhará mais agilidade e eficiência na prestação do serviço público com um acordo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Ministério Público do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 8 de agosto, às 11h, os órgãos firmam um acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações e de soluções em tecnologia da informação e assistência mútua.

No auditório Luis Felipe França Ramos, na rua Riachuelo, 115 – 9º andar – Centro, o procurador-geral de Justiça do estado, Márcio Fernando Elias Rosa, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o presidente da CETESB, Otávio Okano, e o vice-presidente da CETESB, Nelson Bugalho, assinam o termo que implantará o sistema Compartilhamento de Informações.

Em 2013, os técnicos do Sistema Ambiental Paulista atenderam 8.282 solicitações do MP, do poder Judiciário e da Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com o secretário Bruno Covas o objetivo da iniciativa “é proporcionar assistência mútua entre os órgãos, mediante a disponibilização de informações, visando à desburocratização, maior eficiência e maior celeridade na prestação do serviço público”.

O Compartilhamento de Informações é uma ferramenta que concentrará em um site da internet alguns dados dos órgãos ligados à SMA, CETESB, Polícia Ambiental e Ministério Público. “Necessários para uma atuação mais ampla do MP, bem como úteis para as atividades desenvolvidas pela SMA, CETESB e Polícia Ambiental”, afirmou o vice-presidente da CETESB, Nelson Bugalho.

O presidente da CETESB, Otávio Okano, ressaltou a excelência técnica da CETESB e dos órgãos da SMA. “Estamos colocando à disposição do MP de maneira mais fácil e rápida o que temos de melhor na área técnica ambiental do Brasil, reconhecido internacionalmente. Estamos juntando esforços para melhorar a prestação de serviços à população”, declarou.

O procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, agradeceu a atuação propositiva da SMA. “O Ministério Público tem ganhado muito com essa parceria, mas principalmente a população paulista com um serviço público que poderemos prestar com mais agilidade”, concluiu.

+ Mais

CETESB publica nova edição do Relatório de Emissões Veiculares

05/08/2013 - Relatório que traz as emissões de poluentes dos veículos entre 2009 e 2012 já se encontra disponível no site da CETESB.
A nova edição do Relatório de Emissões Veiculares do Estado de São Paulo que a CETESB acaba de lançar, revela que as emissões dos últimos 4 anos tem variado pouco. Em 2012, foram emitidas no Estado 337 mil toneladas de monóxido de carbono (CO), 58 mil toneladas de hidrocarbonetos não metanos (NMHC), 1,4 mil toneladas de aldeídos (RCHO), 196 mil toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx), 5 mil toneladas de material particulado (MP) e 15 mil toneladas de óxidos de enxofre (SOx). Ver gráfico abaixo.

O relatório também divulga o resultado das emissões de poluentes e de gases do efeito estufa (GEE) geradas pela circulação da frota do Estado, atualmente com cerca de 15 milhões de veículos, além do impacto das frotas das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Esta edição, disponível no site da CETESB, traz os resultados do período de 2009 a 2012, permitindo demonstrar a evolução das emissões ao longo dos anos.

Além do papel de agência de controle ambiental no Estado, a CETESB atua no âmbito nacional como agente técnico do IBAMA no gerenciamento do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE e do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT, e é membro da Comissão Técnica do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Os dados gerados a partir dessa atuação foram utilizados na publicação, atualizados e analisados por metodologias desenvolvidas para tornar a informação mais transparente e permitir a avaliação e a definição das políticas do setor. O relatório introduz uma série de indicadores que poderão acompanhar os resultados dos programas ao longo do tempo.

O estudo aponta que a frota paulista cresceu 5% no último ano, apresentando idade média de oito anos. Cerca de 2 milhões de veículos mais antigos, de tecnologias de controle de emissões superadas estão em circulação e respondem por 35% das emissões. Essa frota mais antiga impede que a redução das emissões seja mais acentuada, mesmo com o avanço tecnológico no controle da poluição nos veículos mais modernos.

O relatório mostra também que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) originados por veículos evoluiu de forma crescente nos últimos anos, totalizando 40 milhões de toneladas em 2012. A evolução se dá tanto pelo crescimento da frota como pelo aumento no consumo de gasolina em substituição ao etanol, que por ser combustível renovável contribui menos para as emissões de GEE.

 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.