Panorama
 
 
 
 

CONSEMA CELEBRA NOVA RPPN E RECEBE APRESENTAÇÕES DE PROJETOS

Panorama Ambiental
Agosto de 2013

15/08/13 - Conselheiros do CONSEMA receberam, nesta quarta-feira, 14 de agosto, apresentações referentes a três projetos – o Programa Estadual de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e o convênio assinado com a WWF Brasil. Também foi celebrada a finalização do projeto que resultou na criação da RPPN Pedra da Mina.

Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos (PDN):

O Instituto Geológico apresentou os avanços do programa que trabalha em consonância com a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, tanto na identificação das áreas de risco quanto no efetivo controle e planejamento das ações dirigidas a diminuir os riscos de escorregamentos de encostas e inundações.

O coronel Marco Aurélio da Casa Militar complementou a fala, ressaltando o esforço integrado de diversas secretarias e também a intenção da CDHU, junto à Secretaria da Habitação, em estabelecer uma política preventiva. O coronel ainda citou o Projeto Cidades Resilientes, da ONU, com um bom exemplo para os municípios, em questões de planejamento, investimentos e reorganização.

Plano Estadual de Resíduos Sólidos:

Foram apresentadas, para os conselheiros, a estratégia e a metodologia adotada pelo plano, que separa os resíduos (urbano, saneamento, construção civil, industrial, agrossilvopastoris, transporte, minerários, logística reversa) e sua distribuição dentro das UGHRIs (Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos).

A previsão é que até o fim do ano o texto do projeto esteja completo para então passar por assembleias públicas. Serão desenvolvidas, ao longo do próximo ano, 15 oficinas de capacitação.

O projeto de Gestão Integrada de Resíduos Municipais (GIREM) foi citado como importante parâmetro, pois permite um retrato da situação dos municípios. Em 2012, o projeto realizou 15 oficinas, capacitando 269 municípios; já em 2013, foram 18 oficinas, que capacitaram 361 municípios e uma oficina especial, destinada a municípios com mais de 100 mil habitantes, que capacitou mais 18, resultando em 467 já capacitados.

Convênio WWF Brasil-SMA:

O convênio firmado no dia 1º de agosto tem como objetivo estimular a criação e o apoio à gestão das RPPNs, assim como apoiar a gestão e o desenvolvimento da visitação pública em UCs. Serão realizados investimentos em planejamento, infraestrutura, comunicação e capacitação. O convênio prevê também a participação de diversas entidades entre elas Secretaria Estadual de Turismo, Federação das RPPNs paulistanas, Comitê Paulista da Copa, Programa Parques da Copa, assim como coordenadorias e instituições do Sistema Ambiental Paulista.

 


Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.