Panorama
 
 
 
 

PUBLICAÇÃO DIVULGA ESTUDOS LIGADOS À ECONOMIA VERDE

Panorama Ambiental
Agosto de 2013

Quinta, 15 Agosto 2013 15:53
SOPHIA GEBRIM
Os principais desafios para o desenvolvimento de uma Economia Verde – com menores impactos ambientais e equilíbrio climático, estão listadas na coleção de estudos sobre Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil, publicação de 12 volumes, lançada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). O link com os cadernos, que também apontam diretrizes que devem ser adotadas pelas diferentes esferas do poder público, do setor produtivo e da sociedade civil organizada, está disponível no endereço eletrônico http://fbds.org.br/fbds/rubrique.php3?id_rubrique=7

Para o desenvolvimento do estudo, a FBDS, que completou 20 anos de existência no mesmo ano da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, também destacou a importância do encontro internacional como oportunidade para ajustar políticas e práticas rumo ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a proposta analítica sobre Economia Verde apresentada nas publicações, presume, ainda, o uso eficiente dos recursos naturais e inclusão social.

Confira os temas abordados nos 12 cadernos:
• Logística no Brasil: situação e transição para uma economia verde;
• Setor Financeiro: suporte fundamental de transição para a economia verde;
• Opções Tecnológicas em Energia: uma visão brasileira;
• Mobilidade Urbana no âmbito da economia verde;
• Resíduos sólidos urbanos e a economia verde;
• Energia e Economia Verde: cenários futuros e políticas públicas;
• Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+): construindo os alicerces da economia verde no Brasil;
• Silvicultura brasileira: oportunidades e desafios da economia verde;
• Diretrizes para uma economia verde no Brasil: avanços tecnológicos para a agricultura familiar;
• Sustentabilidade no agronegócio brasileiro;
• Recursos hídricos e a economia verde – setor privado;
• Água, gestão e transição para uma economia verde no Brasil – propostas para o setor públicas

+ Mais

Antártica: estudo avalia impacto ambiental na nova base brasileira

DA REDAÇÃO
A Marinha do Brasil assinou, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (09/08), contrato com a empresa gaúcha Ardea Consultoria Ambiental objetivando a elaboração de um relatório de impacto ambiental, a partir da reconstrução da nova base da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Península Keller, interior da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George. O início das obras está previsto para começar no verão de 2014, pois as instalações anteriores foram destruídas num incêndio ocorrido em fevereiro de 2012, no qual dois militares brasileiros perderam a vida.

A Ardea Consultoria Ambiental terá prazo de cinco meses para concluir o estudo de impacto ambiental e apresentar relatório. Como o inverno antártico é muito rigoroso nesta época do ano, o trabalho de consultoria será realizado com a participação de biólogos, geólogos, engenheiros (civil, ambiental e do trabalho) e químicos, a partir da análise de dados geográficos e do bioma local, considerando-se os riscos potenciais e os resíduos que a obra de construção possam acarretar àquele ambiente.

A empresa gaúcha concorreu com outras 16, que apresentaram propostas em pregão eletrônico, realizado em 2 de julho passado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm). O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também acompanha os impactos sobre o meio ambiente antártico e os ecossistemas dependentes e associados às atividades de pesquisa científica, entre outras. Esse trabalho é executado pela equipe que integra o Grupo de Avaliação Ambiental (GAAm), coordenado pela Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros (GBA) do MMA.

 


Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.