Panorama
 
 
 
 

SP GANHARÁ 40 CENTROS DE TRIAGENS
DE RESÍDUOS PARA LOGÍSTICA REVERSA

Panorama Ambiental
Agosto de 2013

05/08/13 - A população de 35 municípios paulistas ganhará centro de triagens para resíduos urbanos. Ao todo, serão 40 centros instalados em uma parceria entre a iniciativa privada e o Governo do Estado de São Paulo.

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, foi assinado um aditivo ao “Termo de Compromisso para Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos, de Limpeza e afins”. O acordo passa a atender também às embalagens pós-consumo de produtos alimentícios.

“É uma medida que demonstra o protagonismo não só do Governo de São Paulo, mas da indústria paulista. É uma ação positiva, que mostra a responsabilidade do empresariado e dá um exemplo ao parque industrial do Brasil”, afirmou o secretário Bruno Covas.

O Dê a Mão para o Futuro é um programa de responsabilidade pós-consumo de embalagens, que tem como objetivo principal a implantação de um modelo para coleta e reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa atua por meio do conceito de responsabilidade compartilhada, envolvendo indústria, comunidade local, associações de catadores de material reciclável e o Governo, para obter resultados reais e que atendam às exigências da PERS (Política Estadual de Resíduos Sólidos) e a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

O presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Otávio Okano, destacou a qualidade técnica do Sistema Ambiental Paulista. “Nós podemos ajudar o empresariado e estamos fazendo isso da melhor maneira possível, com uma equipe de excelência técnica que está contribuindo para cumprir as metas da política de resíduos”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basílio da Silva, ressaltou que a ampliação do projeto, incorporando o setor alimentício, alcançará 30% de todo volume de resíduo gerado no Brasil. “A incorporação de novos parceiros é importante para expandirmos os programas de logística reversa. É uma responsabilidade muito grande e uma união de esforços para melhorar a gestão ambiental e demonstra todo nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse.

Também participaram da assinatura, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), Marcos Gustavo Angelini, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (ABIMA), Cláudio Zanão, e o diretor jurídico da UNILEVER, Newman Debs.

Em 2013, serão 20 municípios beneficiados com a iniciativa, que implantará 22 centrais de triagem. Em 2014, outros 15 municípios participarão da iniciativa, com 18 novas centrais construídas.

Na prática, a iniciativa envolve prefeitura, comércio, cooperativas de catadores, recicladores e até mesmo consumidor final. Em primeiro lugar, o projeto entra em contato com as prefeituras e inicia um diagnóstico da cidade e das cooperativas existentes para avaliar a possibilidade de adesão. Depois, oferece equipamentos e capacitação às cooperativas, enquanto a prefeitura colabora com o local de instalação e caminhões e motoristas para a coleta. Enquanto isso, a equipe trabalha na conscientização da comunidade sobre a importância da coleta seletiva.

 


Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.