Panorama
 
 
 
 

CAVERNA DO DIABO GANHA NOVA ILUMINAÇÃO

Panorama Ambiental
Setembro de 2013

17/09/13 - Os visitantes da Caverna do Diabo, localizada no Parque Estadual de mesmo nome, ganharam novos atrativos para visitação pública. Neste sábado, 14 de setembro, o governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, entregaram a nova iluminação da caverna, dotada de lâmpadas menos impactantes e de um sistema automático de acendimento com sensor de presença.

“Com isso, haverá diminuição do impacto ocasionado pelas lâmpadas no interior da caverna e redução nos custos com energia. Ainda foi instalado um sistema de sensores de monitoramento ambiental e um sistema de iluminação de emergência com tecnologia de fibra ótica”, afirmou o secretário. O investimento foi de R$ 968.289,54, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Caverna do Diabo é um dos pontos turísticos mais populares e conhecidos do estado de São Paulo. Visitada desde os anos 1940, tornou-se um grande atrativo turístico nos anos 1960, quando recebeu a maioria das atuais estruturas, sob a administração da Estrada de Ferro Campos do Jordão. As passarelas em concreto e o represamento do curso de água no interior da caverna, assim como as estruturas externas, são dessa época. Essas estruturas permitiram a visitação massiva em um modelo de turismo tradicional. O uso sem diretrizes e controle voltado à conservação causou muitos impactos.

“A Caverna do Diabo é um atrativo turístico de grande importância, que movimenta a economia regional e é fonte de renda para a população do entorno imediato, formada, principalmente, por quilombolas”, ressaltou o presidente da Fundação Florestal – FF, Olavo Reino Francisco.

Iluminação anterior

O Projeto de Preservação da Mata Atlântica – PPMA fez a primeira grande reforma da iluminação no final dos anos 11000, melhorando muito as condições, porém ainda não alcançando a excelência técnica que o ambiente cárstico requer.

Dentre as demandas apresentadas durante a formulação do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, foi pontuada a questão da iluminação do trecho aberto à visitação como uma das prioridades, tanto pelo estado de deterioração dos equipamentos existentes quanto, e principalmente, para criar o controle efetivo dos impactos da iluminação na zona afótica.

O novo projeto

O projeto de iluminação da Caverna do Diabo está dividido em seis setores que poderão ser acionados separadamente, manualmente ou automaticamente. Foram instalados dois tipos de iluminação: a iluminação dos grandes detalhes, caso da maioria dos espeleotemas no interior da caverna, feito por meio de lâmpadas com produção de alto fluxo luminoso e a iluminação de pequenos detalhes, que será acionada somente quando necessária.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.