Panorama
 
 
 
 

BRASILEIRO SE PREOCUPA COM O PANTANAL
MAS CONHECE POUCO SOBRE O BIOMA

Panorama Ambiental
Outubro de 2013

22 Outubro 2013 | O brasileiro já ouviu falar do Pantanal, aponta soluções para sua preservação, mas o confunde com a Amazônia. É o que aponta a pesquisa Ibope/WWF-Brasil, em parceria com o HSBC, que ouviu 2.002 pessoas em junho em 26 estados. Além disso, os entrevistados não souberam identificar em qual região do país está localizado o bioma, um dos mais ricos do Brasil.

Por outro lado, na opinião de 82% dos entrevistados, a união de esforços entre governos, empresas e sociedade é a forma mais adequada de conservar o Pantanal. Os dados da pesquisa irão subsidiar as ações de um projeto que está sendo construído pelo WWF-Brasil, HSBC e parceiros na região das cabeceiras do Pantanal, no Mato Grosso.

A pesquisa apresenta alto índice de conhecimento sobre a existência do Pantanal: 93% dos entrevistados já ouviram falar da paisagem natural brasileira. Contudo, 92% dos entrevistados admitem nunca terem visitado o bioma e dois em cada três (66%) não sabem apontar em qual região do Brasil está localizado. Apenas metade da população sabe descrever a paisagem pantaneira, considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

O brasileiro também confunde a vegetação pantaneira com a amazônica, 37% dos entrevistados descrevem o Pantanal como floresta fechada. Os dados apontam para o desconhecimento sobre a região, pois o bioma é composto por uma planície alagável, formada por rios, matas e lagoas e pelo planalto, na sua maioria por áreas de Cerrado.

A pesquisa faz parte do Programa HSBC pela Água, uma parceira global do WWF-Brasil com o banco voltado para a conservação de nascentes do Pantanal, que visa estruturar pacto inédito envolvendo governos municipais, estaduais e federais, setor privado e instituições da sociedade civil. “Quando considerada a disposição de apoiar ações de conservação do Pantanal, mais de 80% da população é simpática à causa. Para os brasileiros, está claro que o esforço conjunto é a melhor alternativa para preservação do Pantanal”, afirma Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil.

Para desenvolver ações de recuperação e proteção nascentes da cabeceira do Pantanal, serão avaliadas no mínimo 30 nascentes, envolvendo 25 municípios da região e com engajamento de 270 mil pessoas em campanhas de conscientização, afirma Paulo Renato Steiner, Diretor Executivo de Sustentabilidade do HSBC.

De acordo com Kimura, os dados demonstram que o Pantanal continua sendo um destino turístico com potencial inexplorado e acaba sendo mais procurado por estrangeiros do que por brasileiros. Por outro lado, foi o segundo bioma mais lembrado, depois da Amazônia, na pergunta sobre paisagens naturais do Brasil. “Isso demonstra que o Pantanal está na cabeça do brasileiro, mas ainda não em seu coração”, afirma.

+ Mais

Duas empresas do Brasil integram Relatório sobre Papel e Celulose

31 Outubro 2013 | A Rede WWF lançou nesta semana o Relatório Performance Ambiental das Empresas do setor de Papel e Celulose (EPCI) de 2013 que mediu a transparência de 25 das mais importantes companhias do mundo. Pela primeira vez, duas empresas brasileiras fazem parte da lista: Fibria e Klabin. Voluntariamente, todas as participantes avaliaram a Pegada Ecológica de 40 categorias de produtos.

O índice abrange os principais impactos da indústria de papel no meio ambiente para a produção de jornal, papel gráfico, embalagens, tecidos e celulose. Três aspectos foram observados: impactos sobre os ecossistemas florestais devido à extração de fibra, as emissões dos processos de fabricação (tais como a poluição da água, as emissões de gases de efeito estufa e elaboração de relatórios) e Sistema de Gestão Ambiental.

Durante a elaboração da terceira edição do relatório, 70 empresas a nível global foram convidadas. As 25 empresas que participaram, juntas, representam 14% da produção mundial de papel e papelão, 28% do papel gráfico mundial, 29% do papel de jornal do mundo, 14% dos lenços de papel e 6% das caixas de papel. Elas também são responsáveis por 14% da produção mundial de celulose.

Esse levantamento tem grande relevância ambiental e econômica, pois representa uma primeira análise dos impactos dessas empresas sobre o meio ambiente. Dá transparência ao processo e a seção Rated Papers ajuda o consumidor a buscar os produtos de papel mais responsáveis disponíveis no mercado.

O WWF-Brasil vem trabalhando em parceria com as empresas do setor de papel e celulose há muito tempo na Mata Atlântica e, nos últimos anos, na plataforma New Generation Plantation. Atualmente, a instituição está apresentando sua estratégia de florestas produtivas para essas e outras empresas com o objetivo de firmar parcerias futuras.

 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.