Panorama
 
 
 
 

CONSEMA APROVA ESTUDO AMBIENTAL DO
PROLONGAMENTO DA CARVALHO PINTO

Panorama Ambiental
Outubro de 2013

04/11/13 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou na quarta-feira, 30 de outubro, a viabilidade ambiental do projeto de prolongamento da rodovia Carvalho Pinto (SP-70), que liga São Paulo a Taubaté. O novo trecho será ampliado em 8,6 quilômetros até chegar na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), principal acesso a Ubatuba.

Os conselheiros aprovaram o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) que dá sinal verde ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima).

Com a aprovação do Consema, a CETESB emitirá a licença prévia (LP) em até cinco dias. Esse é o primeiro passo do Licenciamento Ambiental, o empreendimento ainda depende da licença de instalação (LI) para início das obras e licença de operação (LO) autorizando o funcionamento.

+ Mais

Personalidades da área ambiental recebem a Medalha “João Pedro Cardoso”

16/10/13 - Cinco personalidades da área ambiental foram homenageadas nesta quarta-feira, 16 de outubro, em solenidade que aconteceu no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA.

A Medalha “João Pedro Cardoso” premia personalidades que tenham contribuído de maneira relevante para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo ou que de algum modo tenham colaborado para o sucesso e incentivo dessas ações.

“Este é o reconhecimento do estado de São Paulo pela contribuição, pesquisa, dedicação e carinho dessas pessoas à causa ambiental”, comentou o secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, ao parabenizar os homenageados.

Receberam a Medalha:

Aziz Nacib Ab’Saber (in memorian), representado na ocasião por José Pedro de Oliveira Costa.

De São Luís do Paraitinga/SP. Foi geógrafo e professor universitário. Considerado referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, foi um cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas em arqueologia, geologia e ecologia. Membro honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, grã-cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Iniciou suas pesquisas na área de geomorfologia e logo passou a incorporar conceitos de diferentes áreas do saber. Foi presidente do CONDEPHAAT – período em que propôs a abertura do processo de tombamento da Serra do Mar.

Carlos Alberto Cerqueira Lemos

O professor e arquiteto Carlos Alberto de Cerqueira Lemos nasceu na cidade de São Paulo em 1925. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Dirigiu o escritório do arquiteto Oscar Niemeyer em São Paulo, quando participou da equipe que desenvolveu o projeto do parque Ibirapuera. Foi o responsável pela conclusão do edifício Copam.

É autor de diversos e significativos títulos sobre a História da Arquitetura Paulista. Foi diretor técnico e conselheiro do CONDEPHAAT, onde desenvolveu importantes trabalhos pela proteção do patrimônio cultural e natural do Estado. Participou do tombamento da Serra do Japi e da Jureia, da Serra do Mar e dos bairros Jardins na cidade de São Paulo.

Enéas Salati

Planejou e construiu o Laboratório de Espectrometria de Massa para Elementos Leves, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP. Coordenou pesquisas para estudar a origem da salinização das águas subterrâneas do nordeste brasileiro. Desenvolveu estudos de fixação do nitrogênio por gramíneas. Desenvolveu projetos sobre distribuição de energia solar no estado de São Paulo e no Brasil. Dentre as funções desempenhadas, destacam-se: diretor do Instituto de Física e Química da Universidade de São Carlos, USP, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA, diretor do CENA/USP, diretor técnico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (de 1993 a março de 2011). Foi membro do Fórum de Mudanças Climáticas. Tem se dedicado a muitos aspectos da implementação das Convenções aprovadas na Rio 92.

Germano Seara Filho

Nasceu em 21 de agosto de 1942, em um pequeno vilarejo próximo de Itabuna/BA. No início da adolescência entrou para o seminário no qual iniciou seus estudos e, algum tempo depois, sua formação religiosa. Fez curso de Teologia e Doutorado em Psicologia em Roma. Voltou para o Brasil e foi convidado a integrar o quadro de funcionários da CETESB, em 1986, na Diretoria de Treinamento e Transferência de Tecnologia, quando veio a ocupar seu primeiro cargo como gerente de divisão na área de educação ambiental.

Com a criação da SMA, foi convidado a ser coordenador de Educação Ambiental, de onde saiu para exercer a função de secretário-executivo do CONSEMA, em 1991, função que desempenha até o dia de hoje, com firmeza e competência.

Luiz Carlos Turella

Ingressou na Polícia Militar em 26 de outubro de 1981 e a partir de 1982 passou a servir no policiamento ambiental. Desde então, já se passaram mais de trinta anos de serviços dedicados à proteção do meio ambiente e da sociedade paulista, período no qual desempenhou missões de caráter operacional e administrativo, sempre com muito empenho e profissionalismo, com um comprometimento elevado, o que o fez destacar-se positivamente ao longo de toda a carreira.

Em decorrência de seu potencial de trabalho foi chamado a atuar como instrutor nos cursos institucionais de especialização e aperfeiçoamento profissional, passando a compartilhar suas experiências com os demais policiais militares ambientais, auxiliando na capacitação técnica dos colegas de trabalho.

Atualmente, atua na Seção de Justiça e Disciplina da 1ª Companhia de Polícia Ambiental – Guarujá.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.