Panorama
 
 
 
 

PESQUISADORES DEBATEM AÇÕES DO PAN MUTUM-DE-ALAGOAS

Panorama Ambiental
Outubro de 2013

Vanessa Bitencourt - Brasília (16/10/2013) – Pesquisadores de todo o país estiveram reunidos na ACADEBio nos dias 02 e 04 de outubro, com o objetivo de realizar a monitoria e avaliação final do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Mutum-de-Alagoas (Pauxi mitu). Por mais de 300 anos, o mutum-de-alagoas era confundido e até considerado como sendo o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa) ou até mesmo uma subespécie. Somente em 1951, o mutum-de-alagoas foi reconhecido como uma nova espécie, sendo protagonista de uma história marcada por perseguições, caças e perda de hábitat, com a devastação da Mata Atlântica do Nordeste, que abriu espaço para plantação de cana-de-açúcar. Apenas três indivíduos do mutum-de-alagoas sobreviveram, sendo um macho e duas fêmeas, em cativeiro, resgatados da natureza pelo criador de aves Pedro Nardelli, constituindo-se em um dos mais severos gargalos populacionais conhecidos no mundo. Desde então, a população aumentou graças ao empenho de mantenedores que se dedicam a reprodução destas aves (Fundação Crax, Criadouro Científico Poços de Caldas).

Um programa de monitoramento genético, capitaneado pela UFSCar, foi iniciado, visando identificar indivíduos geneticamente puros e com os menores níveis de similaridade genética para reprodução, assistido por um rigoroso controle sanitário realizado pelo setor de doença das aves da Escola de Medicina Veterinária da UFMG para prevenção de doenças. Estudos revelaram que da população existente em 2008 (121 indivíduos), 54 eram geneticamente puros.

Com isso, os melhores pareamentos foram recomendados na tentativa de obter maior sucesso reprodutivo. Os resultados foram surpreendentes. De uma população de 121 animais vivos (55 puros e 65 híbridos) em 2011, houve um salto para 186 em 2012, com um aumento de 55% numa única temporada. O próximo passo será distribuir esses animais para criadouros que irão participar do Programa de Cativeiro: CESP, Paraíso das Aves, Fazenda Cachoeira, Tropicus, Onça Pintada.

Com resultados animadores e para garantir a sobrevivência da espécie, está em andamento um trabalho desenvolvido pelo Instituto para Preservação da Mata Atlântica – IPMA, USP e Ministério Público de Alagoas para seleção e proteção das potenciais áreas para reintrodução da espécie no estado. O setor sucroalcooleiro, responsável pela maioria dos mais representativos remanescentes de mata nativa está motivado e colabora com o projeto "Vamos trazer esse alagoano de volta".

Antonio Eduardo Barbosa, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio) e coordenador do PAN explica que a constante degradação e a caça levaram à extinção da espécie na natureza. "O mutum-do-nordeste é uma espécie que só existe em cativeiro. O PAN tem seu encerramento previsto para dezembro deste ano, mas as ações não realizadas serão incorporadas dentro do PAN das Aves Ameaçadas da Mata Atlântica do Nordeste", destacou. Também foi pauta de discussão a consolidação do programa de cativeiro, que tem como objetivo ampliar a população, visando à reintrodução da espécie na sua área de distribuição original até 2016.

Entre os participantes da reunião estava o ator Victor Fasano, que há 30 anos possui o Criadouro Tropicus, de animais em extinção, o qual abriga principalmente a jacutinga, a harpia e algumas espécies de cracídeos, entre eles o mutum. Victor comenta que o trabalho com espécies em risco de extinção é imprescindível e que, se não fosse a preocupação e a criação em cativeiro de algumas espécies ameaçadas, elas já estariam extintas. "O mais importante é que o Estado dê o apoio que os criadores precisam, porque, muitas vezes eles realizam o trabalho sozinhos e sem nenhum tipo de recurso. O mutum-de-alagoas é um caso atípico, onde os criadores são amigos e a parte científica, o Estado e a educação ambiental funcionam como um todo. Este é um projeto que deveria ser copiado para todos os planos de manejo de outras espécies", afirma o ator.

Victor também frisou que a sociedade precisa entender a importância da conservação. "É preciso investir muito em educação, para que as pessoas entendam a importância das áreas preservadas. Não adianta a pessoa cuidar da espécie em cativeiro sem ter como devolver essa espécie para o hábitat natural".

+ Mais

PARQUE DA TIJUCA É ELEITO O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA CAMINHADAS

Brasília (21/10/2013) - O Parque Nacional da Tijuca, unidade de conservação (UC), gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro, foi eleito esta semana pelo Lonely Planet, considerado o maior guia de viagens do mundo, o melhor lugar para caminhadas em área urbana. A nova edição do Lonely Planet lista mil aventuras ao redor do planeta e faz um ranking dos melhores locais. O ranking coloca as trilhas do parque carioca acima das de outros lugares como Londres, capital inglesa; Cidade do Cabo, na África do Sul; Sidney, na Austrália; e Vancouver, no Canadá.

A escolha foi feita pelos editores do próprio Lonely Planet e foi bem recebida pelo chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Castro. Para Ernesto, "o prêmio é um reconhecimento ao parque como um local privilegiado em uma cidade inigualável e também um reconhecimento aos funcionários e voluntários que fazem a sinalização e manutenção das trilhas para garantir a segurança e o lazer dos visitantes", disse o chefe.

O Parque Nacional da Tijuca tem quase 200 quilômetros de trilhas abertas e sinalizadas, além de mirantes, recantos e lagos. O parque recebe cerca de 7 mil visitantes por dia e oferece muitos atrativos como o Corcovado, a Vista Chinesa, a Floresta da Tijuca e a Pedra da Gávea.

Segundo o chefe do parque, a UC passa por obras para melhor atender aos visitantes. "O parque está passando por muitas melhorias, como a construção do complexo Paineiras, centro de visitantes com exposição educativa, restaurantes, banheiros, estacionamentos e lojas de suvenires no acesso ao Morro do Corcovado e a Trilha Transcarioca, que ligará vários parques, cruzando toda a cidade. No parque estão prontos 30 quilômetros de trilhas, ligando o Alto da Boa Vista ao Corcovado", disse Ernesto.

Sobre a segurança do parque, ele declarou que, com as medidas de vigilância adotadas, as ocorrências diminuíram. "Os acessos oficiais são controlados por vigilantes e agentes do ICMBio e as trilhas patrulhadas com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Apesar de ser um parque nacional, ele não está isolado do contexto da metrópole em que está inserido. O parque é o lugar mais seguro da cidade e em 4 mil hectares, foram registrados cinco assaltos este ano. A título de comparação, isso representa 0,4% do número de assaltos registrados no bairro de Santa Teresa, vizinho ao parque", disse.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.