Panorama
 
 
 
 

PESQUISAS REVELAM NOVAS ESPÉCIES DE INSETOS NA REBIO DO GURUPI

Panorama Ambiental
Outubro de 2013

Brasília (30/10/2013) - A equipe de pesquisa coordenada pelo pesquisador Francisco Limeira de Oliveira, da Universidade do Estado do Maranhão (UEMA/Caxias), encontrou na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no Maranhão, novas espécies de insetos. Entre as descobertas, destacam-se três novas espécies: a mutuca (Protosilvius gurupi) e os dois cerambicídeos (Chlorida inexpectata e Ideratus beatus). A primeira descoberta foi descrita em artigo do periódico Zookeys, em 2012, e as outras duas em artigo do periódico Papéis Avulsos de Zoologia, em 2011.

As pesquisas fazem parte do Projeto "Inventário da biota da Amazônia Maranhense na Reserva Biológica do Gurupi", desenvolvida pelo Núcleo Regional do Maranhão do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Amazônia Oriental, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participaram desta descoberta também os pesquisadores Rafael Marques e Galileo Martins.

Rebio do Gurupi

Criada em janeiro de 1988 pelo Decreto nº 95.614, é a única unidade de proteção integral do estado Maranhão. Ocupa uma área de 271.197,51 hectares, abrangendo três municípios: Bom Jardim, São João do Carú e Centro Novo do Maranhão. A unidade está situada na região do Arco do Desmatamento e é estratégica para a conservação.

A reserva biológica é local de estudo do PPBio Amazônia Oriental e do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. Pesquisas na área já identificaram 109 espécies de peixes, 124 espécies de mamíferos – pertencentes a 34 famílias de nove ordens – e 503 espécies de aves.

+ Mais

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAIAMÃ REALIZA CAPTURA DE ONÇAS-PINTADAS

Brasília (31/10/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) e da Estação Ecológica (Esec) de Taiamã, acaba de realizar uma campanha de captura das onças-pintadas no interior da unidade de conservação. Localizada em região alagada no norte do Pantanal, o acesso é realizado somente por via fluvial, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de observar e fotografar os animais.
Esta etapa faz parte do projeto Ataques de Onça-Pintada a humanos no Pantanal Norte, que tem o objetivo de fazer uma avaliação das causas e consequências à população silvestre e humana. O projeto busca informações sobre o felino na região da UC, visando minimizar conflitos existentes, visto que dois ataques a humanos ocorreram nos últimos anos, sendo um deles muito violento e outro letal, além de uma onça que foi encontrada decapitada.

A metodologia de captura ocorre através de laços, um método seguro e eficaz, o qual já possibilitou a captura de dezenas de animais em diferentes regiões do Brasil. Sediados na UC, a equipe de pesquisadores foi composta por servidores do CENAP, da Esec de Taiamã e da Universidade Federal de Viçosa, além de uma equipe de reportagem que acompanhou o trabalho de captura. Foram capturadas três onças-pintadas, sendo duas fêmeas e um macho. Os rádios-colares instalados nos animais enviam informações (coordenadas geográficas, temperatura, dentre outros) via satélite, sendo que os pesquisadores recebem as informações via internet.

Durante todo o procedimento sobre os animais, foram monitorados os sinais vitais, coletados dados biométricos e materiais biológicos que permitirão a realização de estudos e análises genéticas, sanitárias e comportamentais, que por sua vez poderão fornecer dados para a elaboração de protocolos de manejo da espécie na região.

Para o chefe da Estação Ecológica de Taiamã, Daniel Kantek, com a colocação desses rádios-colares será possível monitorar o deslocamento dos felinos. "Assim poderemos definir à área de vida, bem como obter outras informações importantes sobre a biologia desta espécie na região de estudo." relata Kantek. Além disso, segundo o chefe do CENAP/ICMBio, Ronaldo Morato, os dados obtidos poderão servir de subsídio para a ampliação da UC.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.