Panorama
 
 
 
 

SMA INICIA TESTE PARA DESPOLUIÇÃO DO RIO PINHEIROS

Panorama Ambiental
Outubro de 2013

24/10/13 - O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, acompanhou na manhã dessa quinta-feira, 24 de outubro, o início dos testes das tecnologias apresentadas como solução para despoluir as águas do rio Pinheiros. Os testes acontecem em canais construídos junto à estação de traição da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, onde são reproduzidas as condições encontradas no rio.

“Esses testes são essenciais não só para verificar a eficácia de cada tecnologia, mas também o custo, viabilidade de aplicação e até mesmo a necessidade de se utilizar mais de uma tecnologia ao mesmo tempo.” afirmou o secretário.

Os testes serão aplicados até o dia 24 de novembro. Depois dessa data, as empresas têm até dia 15 de janeiro para apresentarem seus relatórios.

“O tratamento das águas do rio Pinheiros é um desejo de toda a população e também do governo do Estado, que vê nesse processo um importante passo para se tornar cada vez mais sustentável”, ressaltou.

As tecnologias que serão testadas:

Método Biológico com aplicação do produto denominado Mycopur elaborado com base em fungos e leveduras.
Método Biológico com aplicação de produto biotecnológico a base de microrganismos naturais aeróbios facultativos.
Método Físico e Químicos denominado sistema FLOTFLUX – aeração, coagulação, floculação, flotação com ar atmosférico e com oxigênio puro e remoção do lodo flotado.

Método Biológico com aplicação do ACCELL 3, obtido pela combinação de proteínas de baixo peso molecular, extraídas de leveduras, com surfacantes, adjuvantes e água.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente coordena os trabalhos de aplicação e avaliação das tecnologias para identificar potenciais soluções que possam ser aplicadas no tratamento da poluição das águas do canal Pinheiros e supervisiona, por intermédio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, os testes. O plano para despoluição teve início com a publicação de comunicado da SMA, de 18 de março de 2013. Você pode acessar o comunicado da SMA que na íntegra no link: http://www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/03/COMUNICADO1.pdf

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.