Panorama
 
 
 
 

ÁREA DA MATA ATLÂNTICA É HABITADA POR 70% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Panorama Ambiental
Novembro de 2013

Segunda, 25 Novembro 2013
LUCIENE DE ASSIS
Pelo menos 60% das espécies de fauna e flora brasileiras ameaçadas de extinção localizam-se na área de abrangência da Mata Atlântica, hoje formada por apenas 20% da sua cobertura original. Cerca de 70% da população brasileira (120 milhões de pessoas), responsáveis por 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, vivem em áreas urbanas e rurais com fragmentos de cobertura do bioma, que vai do Nordeste ao Sul do Brasil.

Os dados foram apresentados na tarde desta segunda-feira (25/11), em Brasília, pelo diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Alberto Scaramuzza, durante o Seminário Aprendizagens e Perspectivas para Políticas Públicas de Biodiversidade e Clima para a Mata Atlântica, que encerrou o Projeto Mata Atlântica II. Scaramuzza afirmou que a recuperação do bioma permitirá o melhor abastecimento de água para as populações que ocupam esses espaços, além de reduzir os casos de enchentes e de tragédias provocadas pelos deslizamentos de terra durante o período chuvoso.

RECUPERAÇÃO

O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, ao falar sobre a importância da recuperação da Mata Atlântica, afirmou que restaurar a cobertura vegetal do bioma é essencial e refletirá em todas as áreas de floresta do Brasil. Segundo Cavalcanti, o governo brasileiro conta com a colaboração importante de entidades alemãs na efetivação do projeto de recuperação da Mata Atlântica, a partir da integração dos resultados da pesquisa científica dos dois países.

De acordo com a representante da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ, sigla em alemão) no Brasil, Ingrid Prem, o governo alemão investe em projetos como o destinado a recuperar a cobertura vegetal da Mata Atlântica. “Brasil e Alemanha têm desafios globais comuns para conservação da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas”, explicou. Os dois países, segundo Ingrid, têm assumido compromissos nos temas biodiversidade e clima e se juntaram, numa parceira estratégica que já dura 40 anos para enfrentar esses desafios.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme Cabral, esclareceu que boa parte dos municípios abrangidos pela Mata Atlântica já está com o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) implantado. Segundo ele, em dezembro, a ministra Izabella Teixeira deverá assinar uma instrução normativa dando início ao cadastramento ambiental rural em âmbito nacional, permitindo aos produtores rurais receberem o apoio dos órgãos estaduais de meio ambiente e de agricultura.

+ Mais

MMA considera positivos resultados obtidos no setor ambiental em 2013

Quarta, 27 Novembro 2013
LUCAS TOLENTINO
Os investimentos do governo federal, a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no País e o aperfeiçoamento da tecnologia de monitoramento da Amazônia Legal representam os avanços na política brasileira de conservação e preservação dos recursos naturais. A avaliação foi feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quarta-feira (27/11), na abertura da 112ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). “Foi um ano proveitoso do ponto de vista de conclusão de processos”, declarou.

Entre os pontos positivos, segundo Izabella, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza R$ 1,76 bilhão para os Estados com liberação prevista para o período de 2013 a 2014. O montante decorre do orçamento destinado à pasta e de outras fontes de recursos, como as cooperações internacionais. De acordo com a ministra, somente a implantação do CAR soma o repasse de R$ 323 milhões. “Os Estados precisam acelerar o processo de cadastramento dos imóveis rurais e avançar nas discussões sobre recuperação ambiental”, afirmou.

CONTROLE

O combate ao desmatamento na Região Amazônica aparece entre as prioridades. A ministra ressaltou que, no próximo ano, começará a funcionar um sistema capaz de capturar imagens de até três hectares, com o objetivo de auxiliar as plataformas de monitoramento por satélite e ações de fiscalização que já estão em curso no bioma. “A pressão sobre os gestores ambientais vai aumentar”, avisou. “Vamos trabalhar em parceria para acabar com o crime na Amazônia.””

O papel do Conama em questões da pauta ambiental, como as negociações globais a respeito das mudanças climáticas e da proteção da biodiversidade, também precisa ser incentivado. “Foi um ano positivo para o fortalecimento do Conselho”, destacou a ministra. “É o momento de retomada do espaço político do Conama nos temas nacionais e internacionais da agenda ambiental.”

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.