Panorama
 
 
 
 

GERENCIAMENTO ESTADUAL DE RESÍDUOS
DA CONSTRUÇÃO TERÁ PILOTO EM SANTOS

Panorama Ambiental
Novembro de 2013

28/11/13 12:00 - Cidade será a primeira do Estado de São Paulo a testar o Sigor – Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos - Módulo Construção Civil.
O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o prefeito do município de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; o presidente da Cetesb, Otavio Okano; o vice-presidente da Cetesb, Nelson Roberto Bugalho, e o presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), Sergio Watanabe, formalizarão a participação da cidade de Santos como o município em que será realizado o teste piloto do sistema Sigor, por meio da assinatura de Protocolo de Intenção, em evento no dia 9 de dezembro, das 10h às 12h, na sede da Prefeitura de Santos.

O Sigor – Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos é uma ferramenta que está sendo desenvolvida com o objetivo de auxiliar o gerenciamento de resíduos no Estado de São Paulo. O sistema envolve, além dos órgãos estaduais, os municípios, os geradores, os transportadores e as áreas de destino. Em fevereiro de 2014, será disponibilizado para uso em todo o Estado o primeiro módulo do sistema, voltado ao gerenciamento dos resíduos da construção civil.

O Sigor é resultado do convênio firmado entre o Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Meio Ambiente e o SindusCon-SP em fevereiro de 2010, visando a conjugação de esforços para a consolidação do desenvolvimento sustentável no setor da construção civil no Estado de São Paulo. Em fevereiro de 2012, foi assinado o Termo Aditivo do Convênio com a inclusão da CETESB e, iniciado o desenvolvimento deste sistema pioneiro, cuja coordenação e operação está a cargo do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais alocado na Vice-Presidência da Cetesb.

A cidade de Santos foi escolhida para o teste piloto por estar empenhada na implantação da gestão de resíduos da construção, seguindo a legislação específica aprovada, ações de conscientização e fiscalização dos agentes envolvidos.

Participarão inicialmente do teste de forma voluntária executores de obras, transportadores, responsáveis por áreas de destinação e representantes das secretarias municipais e de outros órgãos de governo envolvidos. O teste permitirá o aprimoramento e a validação do sistema em desenvolvimento. Coordenam o trabalho a Secretaria de Meio Ambiente de Santos, a Cetesb, o Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusConSP, com a participação da Regional Santos do SindusCon-SP.

Sobre o Sigor – Módulo Construção Civil
O Módulo Construção Civil do Sigor consiste em uma plataforma eletrônica que permitirá a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos por parte dos geradores e a emissão de CTRs (Controles de Transporte de Resíduos), documento que acompanha as cargas transportadas. Caberá aos transportadores aceitar as CTRs e transportar os resíduos às áreas de destinação indicadas. Estas áreas poderão ser áreas de transbordo e triagem (ATTs e PEVs), áreas de reciclagem, aterros de resíduos Classe A (de acordo com a Resolução Conama 307/2002 e suas alterações) e aterros de rejeitos. As áreas de destino que receberem os resíduos deverão aceitar os CTRs.

O sistema permitirá a emissão de relatórios, entre eles o Sistema Declaratório Anual, uma das exigências da Política Nacional e da Política Estadual de Resíduos, além de agilizar o fluxo de informações e facilitar o gerenciamento e a fiscalização por parte dos municípios e do Estado.

Para a sociedade, o Sigor terá um papel fundamental na prestação de serviços. Criará um amplo banco de dados disponibilizando informações como: a relação de transportadores cadastrados nos municípios; a relação de áreas de destinação por tipo de resíduos que estão licenciadas a receber; legislações e normas referentes aos resíduos de construção; manuais e publicações, e a divulgação de eventos e treinamentos. O “fale conosco” do sistema permitirá o esclarecimento de dúvidas e a orientação aos usuários do sistema.

+ Mais

São Paulo vai revisar decretos ambientais

04/11/13 - A legislação ambiental do estado de São Paulo ficará ainda mais fácil de ser entendida. A Secretaria do Meio Ambiente – SMA iniciou uma revisão de sua legislação e reduziu as 1.240 resoluções vigentes até dezembro de 2012 para 389 este ano. “O próximo passo será a revisão dos decretos estaduais”, adiantou o secretário Bruno Covas, que apresentou as ações da pasta, nesta quinta-feira (31/10), durante a Semana Jurídica do Centro Universitário Anhanguera – Unifian, em Leme.

“Baixamos as resoluções vigentes sem nenhuma flexibilização ambiental e não reduzimos qualquer tipo de proteção; nós apenas tornamos clara qual é a legislação aplicável em cada caso”, afirmou Bruno Covas.

De acordo com o secretário, a revisão da legislação ambiental torna mais fácil a aplicação das regras. “A quantidade excessiva de resoluções dificulta o trabalho técnico e o entendimento das regras. Juntamos numa só resolução todas aquelas que tratam do mesmo assunto. Ganha o meio ambiente, o empreendedor, o fiscal”, acrescentou.

O secretário destacou ainda que o Governo de São Paulo vai repassar, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, R$ 60 milhões para recuperação e proteção de nascentes, recuperação de matas ciliares, incentivo a florestas privadas, resíduos sólidos e educação ambiental. “São repasses de recursos para Prefeituras, ONGs e produtores rurais nos ajudarem na preservação ambiental”, disse o secretário.

Além disso, Bruno Covas destacou o Cadastro Ambiental Rural (CAR), os avanços da mecanização e o fim da queima da cana-de-açúcar, ações de licenciamento ambiental, projetos de gestão de resíduos sólidos, áreas contaminadas, qualidade do ar e Município VerdeAzul.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.