Panorama
 
 
 
 

INSCRIÇÃO NO SICAR-SP SUBSTITUI AVERBAÇÃO NAS MATRÍCULAS DE IMÓVEIS

Panorama Ambiental
Novembro de 2013

12/11/13 - Os proprietários de áreas rurais do estado de São Paulo ganharam um importante instrumento jurídico nesta quinta-feira, 7 de novembro. Um acordo de cooperação técnica viabilizará a inscrição do número do cadastro no SiCAR-SP nas matrículas dos imóveis e sistematizará e disponibilizará informações das propriedades rurais paulistas.

O acordo foi assinado pelo secretário de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, pelo presidente da CETESB, Otavio Okano e pelo diretor de meio ambiente e sustentabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – Arisp, Marcelo Augusto Santana de Melo, com anuência do corregedor geral do estado de São Paulo, José Renato Nalini.

“O acordo permitirá, por exemplo, que para viabilizar alterações no registro de matrículas seja suficiente apenas averbação do número do SiCAR-SP. A cooperação permitirá, ainda, que as informações sejam compartilhadas por um sistema integrado: será possível tanto a Secretaria do Meio Ambiente como a CETESB acompanhar os ritos legais, quanto à Arisp verificar a adequação ambiental das propriedades rurais inscritas no SiCAR-SP”, explicou o secretário Bruno Covas.

Para o diretor da Arisp, a medida ajuda os proprietários rurais. “Além de ser um grande avanço do ponto de vista ambiental e registral”, afirmou Marcelo.

O corregedor geral elogiou o diálogo entre as partes envolvidas. “Este trabalho é o resultado de uma nova cultura, que precisa ser consolidada, que é o diálogo. Foi por meio do diálogo permanente entre todos os atores envolvidos que estamos adotando essas medidas aqui em São Paulo”, frisou.

Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp, Dr. Fábio de Salles Meirelles, o acordo facilita a vida do homem do campo. “O objetivo principal dos produtores rurais é a produção de alimentos e não existe pessoa mais interessada na preservação ambiental que os agricultores. Queremos produzir alimento, mas com segurança jurídica, dentro da lei, preservando a natureza”, disse.

Para o presidente da CETESB, o SiCAR e o novo acordo facilitarão a fiscalização. “Teremos uma base de dados única e traçaremos um mapa digital das propriedades rurais. Além de facilitar a fiscalização, vamos ajudar os proprietários de imóveis rurais a regularizar áreas de acordo com o Novo Código Florestal”, concluiu Okano.

+ Mais

São Paulo discute políticas climáticas na CoP 19

21/11/13 - O Secretário Covas cumprimenta a ministra Isabella Teixeira e o secretário para Clima do Ministério de Meio Ambiente Carlos Klink.A 19ª Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) está acontecendo em Varsóvia, Polônia, até o dia 22 de novembro. Estão representando o estado de São Paulo nas negociações sobre o assunto, o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, o vice-presidente da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Nelson Bugalho e os técnicos Josilene Ferrer e Oswaldo Lucon.

Reunião promovida pela Rede de Governos Locais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD) contou com a presença de São Paulo (Brasil), Catalunha e País Basco (Espanha), Quebec (Canadá), Provence Alpes Cote D’Azur e Bretanha (França), País de Gales (Reino Unido) e Burkina Faso Nord (Burkina Faso). Foi discutido como se dará a participação das regiões no processo de elaboração de um novo regime climático global, que deverá ser definido até 2015 para valer a partir de 2020. Pelo documento de implementação da chamada Plataforma de Durban, as regiões e governos locais (estados, províncias, municípios) terão um assento na 40ª Reunião dos Órgãos Subsidiários da Convenção do Clima, que ocorrerá em Bonn (Alemanha) no mês de junho de 2014. Os governos regionais subnacionais buscam maior acesso a meios de financiamento internacional e maior participação no processo de decisão sobre políticas climáticas. Estabelecida há onze anos, a nrg4SD é reconhecida pela ONU e, portanto, forte candidata a liderar esse processo.

States & Regions Members Working Meeting (Reunião de Trabalho para Membros de Estados e Regiões)

Organizada pela Rede Climate Group, a reunião contou com a presença de São Paulo (Brasil), Quebec e Ontário (Canadá), Baviera e Renânia do Norte-Westfália (Alemanha), Alta Áustria, Austrália do Sul, KwaZulu Natal (África do Sul), Bretanha e PACA (França). A Rede, que já tem dez anos, possui estratégias fortemente voltadas a marcos regulatórios e promoção de tecnologias avançadas.

Quebec e Califórnia assinaram um acordo de mercado comum de emissões, algo inédito em nível subnacional. São Paulo mantém acordos bilaterais com ambos e pode aprender com essa importante experiência. Houve ainda uma sessão especial com Nancy Sutley (Estados Unidos da América), chefe do Conselho da Casa Branca para Assuntos Ambientais e principal assessora do presidente Barack Obama para assuntos climáticos.

São Paulo apresentou uma proposta de acordo de cooperação com a província sul-africana de KwaZulu Natal, principal produtora de cana-de-açúcar na África.

Growth with protection: Combining economic and climate goals in Brazil and other nations (Crescimento com proteção: conciliando metas econômicas e climáticas no Brasil e em outros países)

Reunião organizada pelo Governo Brasileiro na qual a ministra Isabela Teixeira discutiu junto com o governo da Indonésia formas de monitoramento e contenção do avanço do desmatamento.
Ao final do dia, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas discutiu os posicionamentos nas negociações e os instrumentos de estimativa de emissões do país. Ficou claro o risco de o Brasil se tornar um grande emissor, caso não reverta o caminho pouco sustentável dos setores energético e de infraestrutura.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.