Panorama
 
 
 
 

CONSELHO DO MOSAICO DA AMAZÔNIA ORIENTAL DEFINE TEMAS PRIORITÁRIOS PARA 2014

Panorama Ambiental
Dezembro de 2013

19 Dezembro 2013 | Entre os dias 10 e 11 de dezembro, o Mosaico da Amazônia Oriental, também conhecido como Mosaico do Oeste do Amapá e Norte do Pará, realizou a segunda reunião ordinária de seu Conselho Consultivo, no Centro Diocesano de Macapá, na capital amapaense. Na ocasião, os conselheiros titulares e suplentes - representantes de povos indígenas, populações extrativistas, pequenos agricultores e órgãos governamentais - definiram o plano de trabalho para 2014 e os temas prioritários que orientarão a gestão integrada do Mosaico. Dentre eles estão: os grandes empreendimentos, o fortalecimento de cadeias produtivas e a proteção do território. Tais assuntos serão objeto de estudos, pesquisas e discussões no próximo ano.

O Conselho, que pela primeira vez conta com representantes de Terras Indígenas oficialmente incluídas em um Mosaico no Brasil, ainda discutiu os critérios para inclusão de novas áreas protegidas no mesmo. Além disso, foram realizadas palestras sobre as diversas formas e enfoques de zoneamento de unidades de conservação e terras indígenas, bem como sobre o avanço de medidas legislativas em prol da liberação da atividade minerária em áreas protegidas.

Tais discussões contribuíram para definir estratégias para avançar na adoção de um instrumento de gestão participativa e integrada a favor da proteção da biodiversidade, da valorização da sociodiversidade e do desenvolvimento sustentável em escala regional. “A reunião confirma sua relevância enquanto estratégia de gestão territorial na Amazônia e se mostra uma importante ferramenta, não só para aprofundar os conhecimentos de seus participantes, mas, sobretudo, de diálogo evidenciando que, mesmo havendo diferenças, é possível trabalhar em favor de um ideal comum”, avalia Luiz Coltro, analista de conservação do WWF-Brasil.

O encontro ainda contou com apresentações sobre o panorama de Mosaicos no Brasil e as diversas estratégias de captação de recursos para viabilizar a sua implementação. “Foi um momento muito bom e importante, pois tivemos a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e ter mais conhecimento. Apesar dos desafios é preciso conhecer a nossa realidade. Espero podermos nos encontrar de novo para dar continuidade ao trabalho”, explicou Aretina Tiriyó, cacique da aldeia Pedra da Onça, do Parque Indígena do Tumucumaque.

Para Rita da Conceição Lopes da Silva, participante da reunião e representante da Associação Agroextrativista de Produtores Rurais do Amapari (AAPRAP), o Mosaico é muito importante pois é uma amostra do povo, com normas e interesses diferentes. “Apesar das divergências, aqui é o espaço para discutirmos e produzirmos. Para sairmos enriquecidos de conteúdo e entendermos nossos anseios e se inspirar. Nosso Mosaico vai ser modelo”, promete.

WWF-Brasil e o Mosaico

O WWF-Brasil apoia as atividades de reconhecimento do Mosaico da Amazônia Oriental desde 2007. A instituição foi parceira no projeto: “Unidades de Conservação e Terras Indígenas: uma proposta de Mosaico para o oeste do Amapá e Norte do Pará”. A iniciativa surgiu a partir do desejo de integração dos indígenas com seus vizinhos agroextrativistas e preparou o cenário para que, após o reconhecimento do Mosaico por meio de portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), seus principais instrumentos de gestão estivessem previamente criados e discutidos, como o conselho consultivo e seu regimento interno. O projeto foi proposto e executado pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).

 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.