Panorama
 
 
 
 

CONSEMA DEBATE PLANO DE MANEJO DA APA BOTUCATU

Panorama Ambiental
Dezembro de 2013

18/12/13 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) discutiu nessa quarta-feira, 18 de dezembro, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Corumbataí, Botucatu e Tejupá – Perímetro Botucatu.

O plano foi elaborado com o intuito de preservar as principais características da área, que abriga os dois biomas característicos do estado – a mata atlântica e o cerrado – além de preservar os aspectos culturais, arqueológicos e históricos da região. A extensão da Área de Proteção Ambiental é de aproximadamente 216 hectares, abrigando áreas de 9 municípios ( Angatuba, Avaré, Bofete, Guareí, Itatinga, Pardinho, São Manuel e Torre de Pedra).

A apresentação foi realizada pela gestora, a engenheira florestal Claudia Reis, que também respondeu aos questionamentos dos conselheiros no final de sua apresentação.

A votação foi adiada para a próxima seção.

Na sequência, em reunião extraordinária, foi apreciada a minuta de Decreto que cria o Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo (SIGAP-SP)

+ Mais

Ponte e nova ciclovia no rio Pinheiros facilitam acesso à estação Santo Amaro

17/12/13 - Moradores e trabalhadores da região dos bairros Capela do Socorro e Jardim São Luiz, na zona sul da capital paulista, podem utilizar bicicletas e acesso a pé para chegar até os trens da CPTM e do Metrô.

O governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o secretário de Energia, José Anibal, e o presidente da Bayer, Theo van der Loo, inauguraram nesta terça-feira, 17 de dezembro, a ponte móvel Friedrich Bayer, exclusiva para pedestres e ciclistas, no bairro do Socorro e uma ciclovia na região.

“Esta é uma parceria de ganha-ganha. O Governo do Estado e a Bayer Brasil se uniram para construir a ponte móvel e a ciclovia. Obras que beneficiarão 15 mil pessoas e ajudarão a reduzir a emissão de CO² na atmosfera paulistana, melhorando a qualidade do ar”, comentou o secretário Bruno Covas.

Construída pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), a ciclovia possui 2,8 km de extensão entre a entrada do Pomar Urbano, próximo à ponte João Dias, e a ponte do Socorro. Com investimento de R$ 1,7 milhão do Governo do Estado, as obras da pista incluíram sinalização, terraplanagem e drenagem.

“Faz bem para a saúde, ajuda a despoluir a cidade e integra o sistema metroferroviário. É esporte, trabalho e uma grande conquista para a região”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Já a ponte móvel sobre o trecho do Canal da Represa Guarapiranga e o Canal do Rio Pinheiros foi um investimento de R$ 5 milhões da empresa Bayer Brasil. Articulada, permite o acesso de pedestres, ciclistas de uma margem à outra e, inclusive, de barcaças que transitam pelo rio.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.