Sexta, 10 Janeiro 2014 18:08
LUCAS TOLENTINO
O trânsito em todo o território
nacional passou a causar efeitos menos nocivos
à atmosfera. Para atender a determinação
do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama),
os postos de combustíveis do país
começaram a vender uma gasolina menos
poluente este ano. A mudança decorre
da regulamentação que obriga
motocicletas e veículos leves
nacionais e importados, introduzidos no Brasil
a partir de 2014, a saírem de fábrica
com motores diferenciados com menor nível
de emissão de poluentes.
Quem abastecer o carro em
qualquer lugar encontrará o combustível
mais limpo que obedece aos limites máximos
de emissões definidos pelo Conama.
A gasolina comercializada agora é do
tipo S50 e contém 94% a menos de enxofre
do que o produto encontrado nos postos até
2013. Além disso, desde o ano passado,
já estava sendo distribuído
o diesel S10, que também apresenta
baixo potencial de emissões de poluentes.
As mudanças fazem
parte das medidas encabeçadas pelo
Ministério do Meio Ambiente (MMA) de
controle da poluição e entraram
no mercado com sucesso. A diretora de Qualidade
Ambiental do MMA, Letícia Carvalho,
analisa a implantação da medida
entre os distribuidores do combustível.
“É uma ação que está
revolucionando o ambiente urbano”, explica.
“Há um êxito fantástico
e todo o país está atendendo
à determinação do conselho.”
MOTORES
Os próprios carros
causarão menos impactos ao meio ambiente.
Agora, tantos os veículos produzidos
no país quanto os importados, inclusive
as motos, obedecerão às normas
impostas pelo Conama. Antes de chegar às
concessionárias, os modelos novos que
entrarem no mercado brasileiro a partir deste
ano deverão ter os motores homologados
pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama).
Isso vale para os chamados
veículos leves da fase L6 do Programa
de Controle da Poluição do Ar
por Veículos Automotores (Proconve)
e para as motos da fase M4 do Programa de
Controle da Poluição do Ar por
Motociclos e Veículos Similares (Promot).
As duas fases se complementarão em
janeiro de 2015, quando os limites máximos
de emissão serão os mesmos para
todos os modelos.