Panorama
 
 
 
 

ICMBIO ESTUDA ORDENAMENTO DE ATRATIVO NA CHAPADA DIAMANTINA

Panorama Ambiental
Janeiro de 2014

(Brasília 29/01/2014) – O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) e a Coordenação de Diagnóstico e Ordenamento da Visitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Codiv/ICMBio) realizaram em dezembro trabalho conjunto de mapeamento das necessidades para o ordenamento da Travessia do Vale do Pati, considerada pelo Ministério do Turismo como o principal destino de trekking do país.

Analistas ambientais do ICMBio e representantes da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão e da Associação de Condutores de Visitantes de Lençóis percorreram trilhas e rotas do Vale do Pati, identificando os principais aspectos relacionados às condições ambientais da trilha e à qualidade da experiência do visitante. O trabalho é parte do projeto "Implementação dos primeiros atrativos para visitação pública do Parque Nacional da Chapada Diamantina", financiado com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio), por meio de edital realizado pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio/ICMBio).

O Vale do Pati, um dos recantos mais belos da Serra Sincorá, onde em 1985 o Parque Nacional da Chapada Diamantina foi demarcado, revela a natureza mais exuberante da formação geológica. Vencedor do prêmio de melhor roteiro do país, realizado pelo Ministério do Turismo, o Pati é um dos raros destinos que parecem remotos e inexplorados. Em suas trilhas, que podem levar até oito horas de caminhada, o visual é compensador, retribui o cansaço resultante do longo caminho percorrido. As subidas suaves parecem planas diante de trechos íngremes, com altitudes entre 400 e mil metros acima do nível do mar. Os poucos moradores da região acolhem os turistas que se aventuram pelo vale. A recepção é calorosa, com comida farta e fresca.

Na Chapada Diamantina ainda são visíveis os traços do garimpo – motivo da ocupação do local a partir do século XVIII e que lhe rendeu esse nome. Já no Vale do Pati, os garimpeiros nunca encontraram pedras preciosas. Por ter solos mais profundos e férteis, o vale começou a produzir café, arroz, milho e outros produtos para os vizinhos. Quando as lavras decaíram, o Pati ainda se sustentou por um tempo produzindo café, mas, aos poucos, se esvaziou. Ficaram menos de dez famílias para contar a história. Hoje, seis casas recebem turistas, desta forma não há necessidade de acampar. Com o Morro do Castelo sempre à vista, a caminhada é feita entre bromélias e orquídeas, cruzando rios de pedra em pedra para alcançar oásis de árvores altas e cachoeiras. Lençóis é a melhor base da região e oferece fácil acesso a passeios mais curtos para grutas e cachoeiras.

 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.