Panorama
 
 
 
 

SMA RECEBE RELATÓRIO DE GEORREFERENCIAMENTO
DO PARQUE ESTADUAL MORRO DO DIABO

Panorama Ambiental
Janeiro de 2014

08/01/14 - Na segunda-feira, 8 de janeiro, o secretário Bruno Covas se reuniu com representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) para receber o relatório Georreferenciamento e Diagnóstico Fundiário do Parque Estadual Morro do Diabo. O objetivo do trabalho é mapear a área para que possa ser feita a regularização fundiária das terras na região.

Com o relatório em mãos, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) fará análise para avaliar quais providências precisam ser tomadas. “Este trabalho é fundamental para a boa gestão dos espaços públicos, sendo preciso ampliar para as demais unidades de conservação”, destacou Bruno Covas.

Para Marcos Pilla, diretor executivo do Itesp, esse é mais que um trabalho técnico, é a oportunidade de o Estado fazer a regularização fundiária da área.

Participaram da reunião os representantes do Itesp Márcia Marino, analista de desenvolvimento fundiário, Manoel Martins dos Santos, assessor da Dretoria de Recursos Fundiários, Thiago Gobbo, gerente de Regularização de Cadastro, Rogério Lima, gerente de Arrecadação e Projetos; da Fundação Florestal (FF) Anita Correia Martins, diretora metropolitana interior; e da SMA Arlete Ohata, diretora do Departamento de Informações Ambientais da Coordenadoria de Planejamento Ambientais (CPLA), e Igor André Cubateli Redivo, engenheiro cartográfico da CPLA.

+ Mais

Começa o reflorestamento do Talhadão em Palestina

23/01/14 - Uma das belezas naturais mais encantadoras do estado de São Paulo começou a ser recuperada. Neste domingo, 19 de janeiro, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o prefeito de Palestina, Nandão, o vice-prefeito, Reinaldo Cunha e membros da sociedade civil, iniciaram o reflorestamento da Cachoeira do Talhadão. O projeto foi desenvolvido pela Amertp (Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto). “É um dia importante, especial. O resultado de um grande trabalho conjunto”, afirmou Gisele Paschoetto, da associação. A recuperação é possível graças à um trabalho conjunto da sociedade que lutaram contra a instalação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). O licenciamento ambiental da obra foi negado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), por não ter viabilidade ambiental. “Era o sonho da nossa cidade e região. A cachoeira é o maio ponto turístico de Palestina e tem grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo”, enfatizou o prefeito Nandão. No projeto estima-se o reflorestamento de aproximadamente 10 hectares da margem esquerda da Cachoeira do Talhadão, área que pertence ao município de Palestina. “O Talhadão é um local muito agradável. É rica em natureza. Temos que preservar este local para as futuras gerações e agregar valor econômico à Palestina, gerando emprego e renda por meio do ecoturismo”, disse o secretário Bruno Covas.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.