Panorama
 
 
 
 

COMPROMISSO PÚBLICO: DANDO NOME AOS BOIS

Panorama Ambiental
Abril de 2014

Notícia - 2 - abr – 2014 - Pela primeira vez, os três maiores frigoríficos do país divulgam publicamente as auditorias de seus sistemas de controle para compra de gado da Amazônia
Os três maiores frigoríficos do país – JBS, Marfrig e Minerva – deram um importante passo para aumentar a transparência na produção de carne no Brasil. Pela primeira vez, as gigantes do setor tornaram públicos seus esforços para eliminar o desmatamento de suas cadeias de fornecimento e divulgaram os resultados das auditorias de seus sistemas de controle para compra de gado proveniente da Amazônia.

As auditorias são parte crucial desse processo, uma vez que avaliam, sob critérios comuns, o sistema de bloqueio de fornecedores que estão em desacordo com as exigências do Compromisso Público assumido pelas empresas em outubro de 2009. Pelo chamado Acordo de Gado, os frigoríficos se comprometem a não comprar carne de fazendas que desmataram a floresta Amazônica a partir desta data, que usam mão de obra análoga à escrava ou que estão dentro de Terras Indígenas ou Unidades de Conservação.

“Ao implementarem mecanismos de controle do desmatamento para fazendas fornecedoras localizadas na Amazônia, os frigoríficos assumem sua responsabilidade em deixar concretamente de comprar carne de quem destrói as florestas”, diz Adriana Charoux, ativista do Greenpeace. “E ao tornar essas informações públicas, essas empresas dão um passo importante para aumentar a transparência e dar maior controle social à cadeia produtiva da carne", completou.

Os relatórios compartilhados com o público baseiam-se em um Termo de Referência único para as três empresas, dando a auditores externos total acesso aos seus registros de compra. O Termo também requer uma amostra considerável para exemplificação. O novo protocolo padroniza o processo, facilitando a análise dos resultados por qualquer pessoa interessada.

Segundo as empresas de auditorias, BDO e DNV, os três frigoríficos apresentaram sistemas eficazes de bloqueio de fornecedores que não cumprem os critérios do acordo. JBS, Marfrig e Minerva registraram baixo nível de não-conformidade - menos de 1% em todos os critérios.

“A eficácia dos sistemas de controle internos adotados pelos três frigoríficos só foi possível porque as empresas conseguiram um elevado percentual de fazendas fornecedoras georeferenciadas”, explica Adriana. “Isso evidencia a necessidade do governo federal acelerar a implementação do SICAR (Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural), dando escala ao monitoramento efetivo das dinâmicas do desmatamento em todas as cadeias produtivas operando na Amazônia, sejam elas grandes ou pequenas. O combate ao desmatamento não pode depender apenas da boa vontade de empresas. Deve ser uma política pública promovida por todos os níveis do governo”, completou.

Para o Greenpeace, esse esforço passa necessariamente pela plena implementação do SICAR nos moldes em que foi concebido - “cadastro por imóvel rural” (que compreende toda a área da propriedade) e não “cadastro para cada matrícula do imóvel”, como querem alguns produtores, com o apoio do Ministério da Agricultura. Com essa manobra, grandes latifundiários poderiam ser beneficiados por exceções reservadas apenas aos pequenos proprietários, de acordo com o novo Código Florestal.

“Os gigantes da pecuária assumiram sua responsabilidade para tirar o desmatamento de sua cadeia produtiva. Agora é preciso que outros frigoríficos, compradores diretos e grandes redes de supermercados se juntem ao compromisso público de gado. O governo também precisa fazer sua parte, acelerando a implementação do cadastro das propriedades (CAR), com coragem, e sem sucumbir à pressão dos grandes que, mais uma vez, querem manobrar e levar a melhor - sobre os pequenos e sobre todos os brasileiros”, conclui Adriana.

 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.