Panorama
 
 
 
 

INSTRUMENTOS PARA VIABILIZAR ECONOMICAMENTE FLORESTAS
NATIVAS: RESULTADOS DE ESTUDO SÃO APRESENTADOS

Panorama Ambiental
Abril de 2014

Na sexta-feira, 25 de abril, aconteceu no anfiteatro da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA um evento para apresentar os resultados de um estudo sobre os instrumentos para viabilizar a implantação de florestas nativas com finalidade econômica e ecológica no estado de São Paulo.

O estudo foi executado no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da SMA, por meio de contrato entre a SMA e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF.

Helena Carrascosa, técnica da SMA, apresentou o contexto no qual o estudo foi desenvolvido, esclarecendo que a necessidade de desenvolver essa pesquisa foi detectada no workshop “Propostas para subsidiar um plano de implantação de florestas nativas com viabilidade econômica e ecológica”, realizado em 2012 com a participação de 80 representantes de instituições ambientais governamentais e não governamentais, universidades e setor privado.

Técnicos do IPEF como Maria José Brito Zakia, Silvana Nobre e outros apresentaram os resultados do estudo, metodologia abordada, áreas prioritárias, metas, conclusões e propostas de continuidade. Entre os tópicos destacados nas apresentações, estavam a silvicultura de espécies nativas com potencial econômico (produtos madeireiros e produtos não madeireiros), os indicadores e valores de referência para a avaliação de funções ecológicas de florestas plantadas em reservas legais, os critérios para definição de áreas prioritárias para a implantação de florestas nativas com fins comerciais, sob aspectos ambientais e socioeconômicos; as informações institucionais e legais; políticas públicas e iniciativas privadas, e a infraestrutura e demais condições necessárias para viabilizar a atividade.

A professora da Unesp, Vera Lex Engel, destacou que o evento foi muito produtivo, desafiador e excitante para todos que trabalham na área da silvicultura. “É a possibilidade de ver um sonho de carreira se concretizar”. A professora fez um resumo de tudo o que foi discutido durante o dia e destacou a necessidade de se “pensar na recuperação da reserva legal com enfoque econômico, trazendo o produtor para o nosso lado; de tornar a floresta desejável dentro da propriedade, fazendo com que o produtor queira recuperar a reserva legal”.

“É gratificante ver que o estudo gerou resultados tão bons, que podem levar ao desenvolvimento e à preservação. Precisamos pensar agora em estratégias para fazer isso chegar à massa”, afirmou o secretário do Meio Ambiente Rubens Rizek. O secretário também compartilhou com o público as ideias e discussões que estão acontecendo no âmbito da SMA para estimular os produtores rurais a recuperarem suas reservas legais. Para o secretário, um bom caminho para isso passa por estratégias de comunicação e financiamento, trabalhando junto com entidades como cooperativas, associações, sindicatos e prefeituras. Os técnicos da SMA têm trabalhado na ideia de um programa social para regularização ambiental de pequenas propriedades e também em estratégias voltadas para as grandes propriedades.

O anfiteatro da SMA esteve lotado para conhecer os resultados do estudo, considerado um importante passo para a criação de uma política florestal voltada para o uso econômico de florestas nativas em São Paulo.
Futuramente os resultados desse estudo serão disponibilizados para download no site da SMA.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.