Panorama
 
 
 
 

SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO COM FLORESTAS PLANTADAS

Panorama Ambiental
Abril de 2014

15 Abril 2014 | Por Bruno Moraes
Representantes de quatro continentes participaram de um intercâmbio e troca de experiências sobre práticas florestais, agrícolas e processos de participação pública com enfoque no Cerrado. O NGP Study Tour reuniu atores, a maioria de vários escritórios do WWF pelo mundo (como Tanzânia, Japão, China, Chile, Argentina, Estados Unidos, Suíça, Espanha e Brasil), para uma série de visitas técnicas no estado do Mato Grosso do Sul na semana de 7 a 11 de Abril.

O grupo composto por 30 profissionais passou por Campo Grande, onde participou do Seminário "Integração das práticas florestais, agricultura e paisagem no planejamento da paisagem" promovido pelo WWF-Brasil, e pelas cidades de Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). Foram visitados trabalhos de integração Lavoura, Pecuária e Floresta; produção sustentável de carvão vegetal; e produção de celulose a partir de árvores plantadas, além de projetos sociais locais.

Esse foi o primeiro Study Tour de 2014 – em 2013, passou por África do Sul e Chile – e a segunda passagem pelo Brasil (a primeira vez foi na Bahia em 2012). "Temos como objetivo influenciar outros a tomarem decisões responsáveis do ponto de vista ambiental e social no que diz respeito a florestas plantadas. Por isso buscamos exemplos positivos em várias partes do mundo. O Cerrado brasileiro, especificamente no Mato Grosso do Sul, é muito rico nesse sentido. Saímos satisfeitos com a visita e com novas ideias para serem analisadas e debatidas", analisou Luis Neves da Silva, do WWF Internacional e coordenador da Plataforma NGP.

Como parte da programação, os participantes também participaram da reunião do Diálogo Florestal-MS que é uma iniciativa independente que reúne atores para uma discussão sobre temas relevantes em prol do desenvolvimento sustentável desse mercado. Os estrangeiros puderam contribuir com o debate local, colocando o ponto de vista internacional e a realidade de cada um de seus países em perspectiva.

"Fiquei impressionado com o tempo de interação entre a sociedade civil e empresas, como, por exemplo, o fato do Diálogo Florestal já existir no Mato Grosso do Sul há dez anos. Esse tipo de iniciativa é muito interessante. Ela pode e deve ser replicada em outros países", avaliou Geofrey Mwanjela, do WWF-Tanzânia.

O NGP Study Tour foi promovido pelo WWF Internacional com apoio do WWF-Brasil. "O trabalho com florestas plantadas é uma das prioridades na nossa agenda. Buscamos nos envolver nos diálogos com a sociedade civil organizada e as empresas do setor para conciliar a necessidade de produção com um desenvolvimento realmente sustentável, com práticas ambientalmente corretas em harmonia com a nossa missão de conservação da natureza", afirmou Julio Cesar Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal.

Plataforma NGP

A Rede WWF acredita que plantações florestais devem contribuir positivamente para o bem-estar das comunidades locais, e não substituir ecossistemas naturais, como florestas tropicais. Por isso, fundou em 2007 o NGP (New Generation Plantations Plataform - Plataforma Plantações de Nova Geração, em português) que reúne empresas florestais líderes e órgãos governamentais que controlam e regulam plantações. A iniciativa busca aprender sobre como melhorar o manejo de plantações por meio de experiências reais para além dos participantes, compartilhando informações e liderando pelo exemplo. A Plataforma aplica na prática uma visão em que as plantações florestais contribuam positivamente para o bem-estar das comunidades locais e trabalhem em harmonia com os ecossistemas naturais.

 


Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.