Biblioteca
 
 
 

Livro explica por que os elefantes odeiam Chopin

16/02/2010 - da Folha Online - O polonês Frédéric Chopin foi um dos maiores compositores de música erudita para piano e é considerado um dos mais importantes pianistas da história. Provavelmente, ele nunca disparou um único tiro contra um elefante, mas foi responsável, indiretamente, pela morte de milhares deles.

Segundo o livro "Meio Ambiente: E Eu com Isso?", da bióloga Nurit Bensusan, a arte de Chopin foi uma grande contribuidora para a popularização do instrumento, em fins do século 19. O problema é que, até que o plástico se tornasse a matéria-prima mais utilizada para se fazer as teclas dos pianos, o marfim era o material mais utilizado para este fim. "[...] em 1913, só os Estados Unidos gastaram 200 toneladas de marfim em teclados de pianos, o que significou a morte de cerca de 8.400 elefantes", informa a publicação no capítulo "Por que os Elefantes Odeiam Chopin".

Obviamente, a autora não se baseou em nenhum depoimento dos paquidermes para dizer isso. Esta foi apenas uma maneira criativa que ela encontrou para tornar este tipo de assunto mais agradável para o público infantojuvenil.

Em seu livro, questões como o desmatamento, a poluição e o aquecimento global são sempre tratados de maneira divertida e acessível, oferecendo um aprendizado saudável e relacionado ao dia a dia para uma geração que cresce ouvindo debates sobre estes temas em toda parte.

Além de propor reflexões sobre o que está acontecendo com o nosso planeta, a bióloga dá dicas práticas de como podemos atuar para melhorar a situação ambiental. No caso dos elefantes, a dica é: "Procure as conexões, entenda as cadeias de consumo. Muitos produtos que não parecem estar relacionados com a conservação do meio ambiente estão... Ajude a esclarecer estas relações".

E, claro, não odeie Chopin. Além de sua música ser muito boa, atualmente há muitas alternativas para se fazer teclas de pianos.

*
"Meio Ambiente: E Eu com Isso?"
Autor: Nurit Bensusan
Editora: Peirópolis
Páginas: 176
Onde Comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha"


Divulgação
Uma maneira divertida de aprender sobre ecologia e meio ambiente


 
A Editora Peirópolis é parceira do Projeto Outono
 
 
 
 

 

Projeto Outono  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.