X
X

 
 
 
SEstante Verde
 

Livro explica por que os elefantes odeiam Chopin

16/02/2010 - da Folha Online - O polonês Frédéric Chopin foi um dos maiores compositores de música erudita para piano e é considerado um dos mais importantes pianistas da história. Provavelmente, ele nunca disparou um único tiro contra um elefante, mas foi responsável, indiretamente, pela morte de milhares deles.

Segundo o livro "Meio Ambiente: E Eu com Isso?", da bióloga Nurit Bensusan, a arte de Chopin foi uma grande contribuidora para a popularização do instrumento, em fins do século 19. O problema é que, até que o plástico se tornasse a matéria-prima mais utilizada para se fazer as teclas dos pianos, o marfim era o material mais utilizado para este fim. "[...] em 1913, só os Estados Unidos gastaram 200 toneladas de marfim em teclados de pianos, o que significou a morte de cerca de 8.400 elefantes", informa a publicação no capítulo "Por que os Elefantes Odeiam Chopin".

Obviamente, a autora não se baseou em nenhum depoimento dos paquidermes para dizer isso. Esta foi apenas uma maneira criativa que ela encontrou para tornar este tipo de assunto mais agradável para o público infantojuvenil.

Em seu livro, questões como o desmatamento, a poluição e o aquecimento global são sempre tratados de maneira divertida e acessível, oferecendo um aprendizado saudável e relacionado ao dia a dia para uma geração que cresce ouvindo debates sobre estes temas em toda parte.

Além de propor reflexões sobre o que está acontecendo com o nosso planeta, a bióloga dá dicas práticas de como podemos atuar para melhorar a situação ambiental. No caso dos elefantes, a dica é: "Procure as conexões, entenda as cadeias de consumo. Muitos produtos que não parecem estar relacionados com a conservação do meio ambiente estão... Ajude a esclarecer estas relações".

E, claro, não odeie Chopin. Além de sua música ser muito boa, atualmente há muitas alternativas para se fazer teclas de pianos.

*
"Meio Ambiente: E Eu com Isso?"
Autor: Nurit Bensusan
Editora: Peirópolis
Páginas: 176
Onde Comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha"

Divulgação
Uma maneira divertida de aprender sobre ecologia e meio ambiente


 
A Editora Peirópolis é parceira do Projeto Outono