X
X

 
Pick-upau online
 
SPerguntas Frequentes
 

Qual o objetivo do Projeto?
Promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Democratização da educação e informação ambiental, inclusão social e acesso ao conhecimento e a leitura direcionada.

Quem pode colaborar com o Projeto Outono?
O Pick-upau recebe, através do projeto, a colaboração e doação de pessoas físicas e jurídicas. Veja mais.

Como posso ser voluntário (a) em eventos?
Para se tornar voluntário no Projeto Outono ou em outras atividades e ações do Pick-upau, basta preencher o formulário de cadastro de voluntários da organização. Acesse a página e saiba mais sobre voluntariado no Pick-upau.

Quais são as áreas temáticas e o público alvo da iniciativa?
Área Temática: Educação e informação ambiental, divulgação e promoção do patrimônio cultural, artístico, histórico e natural. Inclusão social através da leitura e a democratização do conhecimento. Público Alvo: Sociedade civil em geral.

Como posso consultar o acervo do Projeto?
O Pick-upau disponibiliza o inventário do acervo online. Basta acessar a seção e conferir as informações sobre as diversas mídias da coleção: livros, revistas, manuais, relatórios, mapas, fotografias, vídeos, áudios e outros documentos. Saiba mais.

O Projeto comercializa algum produto do acervo?
Não. O Projeto Outono – Folhas do Conhecimento não vende nenhum produto exibido em seu acervo online. No entanto, livros, DVDs, e outros documentos doados ao Projeto possuem o link de seus editores. O Projeto Outono, bem como o Pick-upau não possui fins lucrativos.

Como posso realizar doações?
Basta entrar em contato com o Projeto através do formulário de Parcerias e Doações. Acesse a página.

Que tipo de material o projeto disponibiliza?
O Projeto Outono possui em seu acervo livros, revistas, cartilhas, manuais, relatórios, mapas, catálogos, folders, atlas, vídeos, arquivos em áudio, fotografias, matérias, notícias, artigos, entre outros documentos e mídias. Os temas, de forma geral, são ligados ao meio ambiente e suas diversas diretrizes. Saiba mais sobre os temas relacionados.

Quando não estão em eventos, como são usados os documentos do acervo?
Todo o acervo técnico do projeto fica disponível para a utilização do Pick-upau na confecção e produção de relatórios e outros documentos técnicos sobre projetos específicos. O Projeto Outono ainda não possui estrutura para visitação e consulta do acervo fora de eventos, workshops e exposições.

O Projeto Outono é uma ONG?
Não. O “Projeto Outono – Folhas do Conhecimento” é um projeto do Pick-upau, que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. O Projeto Outono, bem como o Portal Pick-upau – Central de Jornalismo e Educação Ambiental, que reúne um dos maiores bancos de dados de informação ambiental do Brasil, totalmente gratuito, são ações do Pick-upau. Saiba mais sobre a ONG.

Para mais informações entre em contato conosco.

 

SLiteratura Ambiental

 

Biologia
Recursos hídricos, fauna, flora, ecossistemas, pesquisas e dados científicos sobre a biologia voltada para a conservação do meio ambiente. Livros, relatórios e outras mídias sobre a biologia básica da formação da vida no planeta e seus desdobramentos. A vida na Terra, a evolução, a classificação dos animais e plantas. A relação do homem e meio ambiente.

Ecologia e Meio Ambiente
Educação ambiental do dia-a-dia. Conhecimento básico e primordial para a compreensão dos diversos temas que envolvem o meio ambiente. Guias ecológicos, dicionários ambientais, manuais explicativos e uma literatura simples e ao alcance de todas as idades e classes.

Eco Turismo e Aventura
Esportes de aventura, paisagens espetaculares e a exploração sustentável da natureza e seus recursos. Livros, revistas e DVDs sobre diversos pontos turísticos do país. Competições de sobrevivência, off-road e aventuras ecológicas nos quatro cantos do Brasil. Guias turísticos, anuários e edições especiais mostram o homem em contato direto com a natureza exuberante e selvagem do país.

Imagens do Brasil
Araquém Alcântara, Victor Andrade, Mauricio Simonetti, Eduardo Castanho, Fabio Colombini, Leonide Príncipe, Geraldo Ramos, Octavio Cardoso, J. Andrade e muitos outros fotógrafos apresentam o Brasil em imagens espetaculares. Parques Nacionais, reservas estaduais, fauna, flora, festas populares e diversas outras riquezas brasileiras. Livros, periódicos e multimídias do acervo do Projeto.

Eco Kids
“Começa o dia brincando, pulando de galho em galho, sorvendo com o seu bando as gotas frescas do orvalho. Essa alegre macacada sofreu com o desmatamento”, diz um trecho do livro “Seis Razões para Amar a Natureza”, de Silmara Rascalha Casadei e Nilson José Machado. Publicação da editora Rima, possui ilustrações de Vera Andrade e demonstra um pouco do acervo ambiental infanto-juvenil do acervo do Projeto Outono.

Patrimônio Brasileiro
Publicações sobre o Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Natural do Brasil. Edições especiais sobre cidades históricas, capitais multiculturais, belezas naturais, celebrações populares e costumes regionais. Livros, DVDS e registros sobre dezenas de símbolos da cultura brasileira.

Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
Transgênicos, fontes de energia, aquecimento global, utilização dos recursos hídricos, controle da poluição, sustentabilidade ambiental, a relação do homem e os recursos naturais do planeta. O consumo sustentável e consciente a partir de novas tecnologias. Livros, relatórios e outros documentos que demonstram as inúmeras inter-relações da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.

Literatura Universal
Além dos títulos e documentos relacionados aos temas ambientais, o Projeto Outono - Folhas do conhecimento, possui centenas de
livros, revistas, apostilas e outros documentos sobre temas diversos. Literatura, lingua portuguesa, ciências, geografia, religião, arquitetura, livros técnicos entre outros assuntos. O acervo possui obras de autores como Macahado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Carlos Heitor Cony, Érico Verissimo, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca e João Ubaldo Ribeiro; Umberto Eco, José Saramago, Simone de Beauvoir, Virginia Woolf, Gabriel García Márquez, Franz Kafka, Ernest Hemingway, além de clássicos como Dante, Homero, Camões, Cervantes, Dostoiéski, Balzac, Alexandre Dumas, Tolstói, Victor Hugo e Shakespeare.