Refazenda
 
 
 

FNMA é o novo parceiro do Projeto Refazenda
Fundo investirá na recuperação de 25 hectares de mata atlântica

Parceria ente o Fundo Nacional do Meio Ambiente e a Agência Ambiental Pick-upau irá produzir 30.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no viveiro do Projeto Refazenda e irá recuperar cerca de 25 hectares de florestas em duas Unidades de Conservação de São Paulo.

Mudas no viveiro do Projeto Refazenda.

Parceria firmada entre as duas instituições irá beneficiar cerca de 12 famílias da maior comunidade guarani da cidade de São Paulo, localizada no extremo sul da capital, e inserida na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos. O Projeto também contemplará oito famílias do entorno do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, uma das mais importantes Unidades de Conservação da capital paulista.

Área reflorestada pelo Refazenda/Atmosfera.

Á área a ser recuperada no PE Fontes do Ipiranga, sob responsabilidade do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec), sofreu um incêndio florestal causado pela queda de balões, atividade, infelizmente, comum na região do entorno parque. Localizado em um ponto estratégico da cidade, o PEFI fica ao lado do Aeroporto de Congonhas e tem divisa com a Rodovia dos Imigrantes (SP-160). O PE das Fontes do Ipiranga, além de abrigar a nascente do histórico Riacho do Ipiranga é sede de várias instituições importantes como o Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, a Fundação Parque Jardim Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e o Jardim Botânico de SP.

Segundo a coordenadora do Projeto Refazenda, Andrea Nascimento, o PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas) que será desenvolvido no parque irá reduzir significativamente as áreas destruídas da Unidade de Conservação. “A Pick-upau iniciou a recuperação do parque há dois anos em parceria com a Sabesp e o próprio CienTec. Agora com a parceria da organização com o FNMA, iremos chegar bem próximos de zerar as áreas degradadas do Parque Estadual da Fontes do Ipiranga.”, explica Nascimento, que também faz parte do CONDEPEFI, Conselho de Defesa do parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Sobre o FNMA
O Fundo Nacional do Meio Ambiente criado há 20 anos, é hoje o principal fundo público de fomento ambiental do Brasil, constituindo-se como um importante parceiro da sociedade brasileira na busca pela melhoria da qualidade ambiental e de vida. O FNMA é uma unidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado pela lei nº 7.797 de 10 de julho de 1989, com a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA. O FNMA é hoje referência pelo processo transparente e democrático na seleção de projetos. Seu conselho deliberativo, composto de 17 representantes de governo e da sociedade civil, garante a transparência e o controle social na execução de recursos públicos destinados a projetos socioambientais em todo o território nacional. Ao longo de sua história, foram 1.400 projetos socioambientais apoiados e recursos da ordem de R$ 230 milhões voltados às iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais.

FNMA é parceiro do Refazenda.

Sobre o CienTec
O Parque CienTec é uma instituição que oferece entretenimento educativo e de qualidade para crianças, jovens a adultos. Por meio de seus diferentes passeios, demonstrações e experiências, a ciência e a tecnologia ficam muito mais próximas do visitante, que aprende enquanto se diverte e se diverte enquanto aprende. Programas educacionais orientados e um ambiente privilegiado e circundado por Mata Atlântica permitem ao Parque CienTec oferecer aos seus visitantes uma alternativa moderna para o aprendizado da ciência, da tecnologia e da cultura humanística em geral. O CienTec-USP é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

Sobre a APA Capivari-Monos
A Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos (APA) é um tipo de Unidade de Conservação, onde existem terras públicas e privadas, cujos objetivos são: proteger a biodiversidade, os recursos hídricos e os remanescentes da Mata Atlântica; resguardar o patrimônio arqueológico e cultural; promover a melhoria da qualidade de vida das populações; manter o caráter rural da região e evitar o avanço da ocupação urbana na área protegida. Criada em junho de 2001, a APA possui 25 mil hectares (1/6 da área de São Paulo) e está inserida na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Sobre o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Também conhecido como Parque do Estado ou Parque da Água Funda, o PEFI tem sua origem no século XIX, precisamente em 12 de setembro de 1893. A partir da Lei de 17 de agosto de 1892 que autorizava o reforço do abastecimento de água em São Paulo, resultou o Decreto Estadual nº 204 de 12 de setembro de 1893 que declarou de utilidade pública os terrenos da Bacia do Ribeirão Ipiranga, pertencente à época a diversos proprietários. O parque inicialmente englobava uma área de 6.969.000 m2, cerca de 22% maior do que é hoje. Saiba mais: www.condepefi.sp.gov.br

Da Redação

 
 
 
 

 

Projeto Refazenda  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.