Panorama
 
 
 

BRASIL ACELERA NEGOCIACIONES SOBRE ACCESO A RECURSOS GENÉTICOS

Panorama Ambiental
Brasil
Marzo de 2006
 

28/03/2006 - Curitiba - Brasil quiere acelerar las negociaciones sobre las reglas internacionales para acceso a recursos genéticos procedentes de conocimientos tradicionales e indígenas y para distribución de los beneficios económicos y no económicos derivados del uso de tales recursos. Según el secretario del Ministerio de Medio Ambiente, Claudio Langone, el segmento ministerial de la VIII Conferencia de las Partes (COP-8) de la Convención sobre Diversidad Biológica, iniciada este lunes, impulsa las negociaciones.

Actualmente no existe mecanismo global que reglamente el acceso a conocimientos tradicionales o a recursos genéticos. La Convención sobre Diversidad Biológica, aprobada durante la Eco 92 establece como principales objetivos, además de la repartición de beneficios, la conservación del medio ambiente y uso sostenible de recursos naturales.

Según Langone, la expectativa brasileña es la de que los más de cien ministros de Medio Ambiente presentes a la reunión discutan el contenido del documento y definan una dinámica de trabajo para los próximos dos años, de forma que el régimen internacional se apruebe en la COP-9.

Langone observó que este año hay intensa participación de representantes no gubernamentales, de la sociedad civil, de empresarios y de la comunidad científica, lo que influye y contribuye en las decisiones.

 
 

Fuente: Agência Brasil – Internacional (http://internacional.radiobras.gov.br/espanhol)
Todos los derechos reservados a los autores de los artículos.
Asesoría de prensa (Mylena Fiori)
Traducción (Jaime Valderrama)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.